A Gauge realizou uma pesquisa sobre as “Faces do Facebook” apresentada em um evento da Fecomercio, em São Paulo. Culturas de utilização, perfil de usuários, conteúdo e dentre vários outros importantes assuntos para um profissional de marketing digital se inteirar, destaquei um que considero a grande questão das marcas que resolvem apostar nas redes sociais: o que leva o usuário a curtir uma página?
Segundo a pesquisa, o perfil dos curtidores está relacionado com o mix de conteúdo, cultura de utilização e perfil dos usuários. As definições foram desenhadas a partir de dados psicográficos e por isso não oferece números que determinam faixa etária, por exemplo.
Quando se determina o perfil do curtidor, é possível fazer campanhas mais eficazes e valorizar seu público-alvo.
A pesquisa
Foram feitos 5 reports que funcionam como uma caixa de ferramentas para as marcas que querem trabalhar canais virtuais de forma mais assertiva.
O material completo da pesquisa com todos os reports e o detalhamento da metodologia pode ser acessado aqui.
Reports específicos por tema:
- Report 1 – Culturas de utilização: definidas de acordo com padrões comportamentais, as culturas de utilização funcionam como instrumentos para entender a relação que os usuários têm com o Facebook. (clique aqui)
- Report 2 – Perfis de usuários: identificamos e qualificamos o comportamento de usuários com diferentes faixas etárias e sexo, relacionando com sua atitude em relação a marcas no Facebook. (clique aqui)
- Report 3 – Manual de conteúdos: elencamos todos os tipos de postagem realizadas por marcas, relacionando tipos conteúdo a diferentes perfis de usuários e culturas de utilização. (clique aqui)
- Report 4 – Análise de segmentos: uma análise voltada para 5 segmentos – cerveja, destilados, não-alcoólicos, bancos e carros – onde levantamos os principais findings e peculiaridades para cada um. (clique aqui)
- Report 5 – Matriz de curtidores: esta matriz tem como objetivo mostrar o processo que leva o usuário a curtir uma página, quais são as motivações e fatores que o levam até a página de determinada marca. (clique aqui)
Conheça abaixo os “tipos de curtidores”:
O post Conheça os 7 tipos de “curtidores” do Facebook apareceu primeiro em Blog Mídia8! » Comunicação digital e redes sociais.