Como você apresenta sua empresa? Falar de uma startup não é apenas dizer que produto ela vende, mas sim, contar a sua história, seja em campanhas publicitárias ou no networking com outros empreendedores. E, na hora de divulgar a sua marca, essas informações se tornam ainda mais importantes. Afinal, se todos os seus amigos e conhecidos já estão cansados de saber onde e como sua empresa surgiu, por que os consumidores ainda não sabem?
Falar é fácil
Com consumidores cada vez mais conectados e presentes nos processos de criação e divulgação dos produtos, não dá para simplesmente mostrar que você vende algo melhor e por preços mais baixos. A publicidade deve fazer o usuário se interessar pelos valores da empresa, fazer ele entrar no site, seguir a marca no Twitter e virar fã no Facebook. Isso porque o marketing do futuro (que as empresas mais inovadoras estão fazendo agora) se divide em dois momentos: quando sua mensagem chega aos consumidores e quando eles decidem passar o conteúdo (imagem, vídeo, texto, enquete…) para outros usuários. Não importa se o nome da empresa está lá ou não. Seu cliente vai compartilhar qualquer produção com a qual ele se identificar. E, para isso dar certo, a história tem que ser boa. O vídeo abaixo explica com isso funciona:
O que eles querem ouvir (e assistir, ler, compartilhar…)
Conteúdo bom é conteúdo relevante e atualizado. Antes de encher seu mural com virais, você precisa saber quem é seu público e o que ele quer ou precisa saber. As redes sociais ajudam muito nessa hora: elas indicam o que seus consumidores estão falando com os amigos e que informações estão buscando na web. O maior exemplo é a lista “Trending Topics” do Twitter, mas você pode usar ferramentas como o It’s Trending para descobrir quais são os assuntos mais comentados do Facebook também. Quanto mais atualizado o conteúdo, maior a chance de ele compartilhar com a rede de contatos.
Outra vantagem de falar de assuntos atuais é mostrar a visão da sua empresa sobre algo polêmico ou relacioná-lo com a criação da startup. Todo consumidor se identifica com marcas que falam sobre sua origem e os obstáculos que enfrentaram pelo caminho. E eles dificilmente esquecem de uma campanha benfeita, mesmo que um dia esqueçam o produto que ela estava vendendo.