Há alguns anos, delimitar o que o seu filho podia fazer era mais fácil. Para fazer o videogame poder ser usado apenas depois da lição de casa, era só desligar um aparelho. Controlar o tempo que passavam assistindo desenhos exigia manter a televisão fora da tomada.
Mas agora, quando tanta coisa pode ser feita em tablets e smartphones, INCLUSIVE a lição de casa, ficou complicado limitar o dever que os pequenos devem cumprir antes de se esbaldar em lazer.
Rob Irizarry também teve essa dificuldade com os seus filhos, e por isso dediciu criar o Kudoso, um roteador especial que ajuda a controlar o que cada um dos dispositivos da sua casa pode acessar. Esse tipo de controle já existe em roteadores tradicionais, mas a proposta do Kudoso, que está aguardando financiamento no Kickstarter, é facilitar esse processo para que até os pais menos geeks possam configurar as limitações, e criar uma série de atividades que precisem ser cumpridas antes de liberar o acesso a um site de entretenimento.
No sisteminha do Kudoso, apenas quando os pais atestarem que a lição de casa foi feita é que o acesso ao YouTube, Netflix ou Facebook passa a ser liberado, e por um número de horas controlado. Os gadgets dos pais também podem ser colocados em ‘whitelist’, que permite que eles fiquem livres do controle realizado pelo roteador especial.
O sistema do Kudoso também é integrado com sites de aulas online como o Khan Academy, e oferece pontos extra quando as crianças terminam uma determinada lição, oferecendo um incentivo pelo esforço extra nos estudos.
Lógico que as crianças não vão gostar muito desse controle, e provavelmente vão tentar encontrar jeitos de burlar as regras. Quem já foi criança um dia vai pensar como eu e falar: “bom, isso vale até que eles descubram como trocar os cabos do roteador, né?”. Em entrevista ao Brainstorm#9, ele explicou que caso isso ocorra, o sistema vai notificar o administrador da rede, via SMS, para avisar que o Kudoso foi desligado – e daí fica por conta das suas habilidades de pai e mãe de ligar pra casa e mandar o mocinho ou mocinha voltar os cabos para o lugar certo.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie