Na semana passada, recebi por e-mail dois releases que mostravam a força de um modelo de negócio que vem ganhando espaço por aqui: baseados no crowdsourcing. O surgimento de plataformas como essas, que têm a inteligência coletiva em seus alicerces, provam que, o que antes era visto apenas como tendência, é uma realidade presente em suas mais variadas áreas.
O Logovia, formado por jovens empreendedores cearenses, tem um foco no design gráfico para empresas. O serviço é bem semelhante ao Crodwspring, uma das principais referências de plataformas que oferecem esses tipos de serviços. Basta preencher um briefing, informar o valor que deseja pagar pelo trabalho e aguardar pelas melhores opções que surgirem. Feito isso, é só oferecer um feedback pelos trabalhos apresentados e escolher o que melhor te agrada (o vídeo abaixo mostra melhor como funciona).
Um outro serviço baseado no mesmo modelo é o You Create que, além de publicar soluções gráficas, também oferece recursos na área de comunicação (vídeos institucionais, anúncios), material promocional, web design e consultoria. Funciona da mesma maneira que os demais: só descrever as necessidades da sua empresa, dizer quanto está disposto a pagar e aguardar pelas melhores soluções. Esses serviços podem ser uma boa oportunidade para quem quiser fugir dos modelos mais tradicionais e se arriscar nesse novo modelo que vem tomando conta do mercado atualmente baseado na inteligência coletiva.