A dica de hoje foi originalmente publicada por Leandro Borges no Blog da Luz.
O que é
Os 4 P’s de marketing, também conhecidos como Marketing Mix ou Composto de Marketing, são os 4 elementos básicos que compõe qualquer estratégia de marketing: Preço, Praça, Produto, Promoção. Como o nome já diz, elas são as definições fundamentais que uma empresa deve fazer para atingir um determinado público-alvo.
Como fazer
A construção do seu Marketing Mix é relativamente simples, mas deve ser apoiada em um conhecimento profundo do mercado que se está atuando. Por exemplo, um bairro de cultura alternativa no Rio é totalmente diferente de São Paulo e assim por diante. Antes de mostrar um caso, vamos ver mais à fundo as definições:
a) Preço: Refere-se a quanto e como será cobrado do cliente. Neste quesito, o produto pode ser barato ou de luxo. Pode ser cobrado uma só vez ou por mensalidade. Entre outras tantas estratégias como preço psicológico, pague quanto quiser, leilões, etc.
b) Praça ou Ponto: Refere-se ao local que o produto estará disponibilizado. Neste caso, pode ser on-line ou em lojas físicas. Mas também sobre os prazos de entrega e de atendimento. Em muitos casos, é interessante pensar em utilizar praças de serviços/produtos complementares. Por exemplo, vender material esportivo em clubes ou academias.
c) Produto: Refere-se às características e atributos que o produto ou serviço da sua empresa terá. Aqui deve-se decidir tamanhos, cores, etc. Funcionalidades de maneira geral do que está sendo oferecido.
d) Promoção: Refere-se às estratégias de divulgação utilizadas. Isso vai envolver tanto estratégias on-line como links patrocinados, Fanpage, quanto estratégias off-line como anúncios, rádio, entre outras possibilidades.
Entendendo na Prática
A definição do composto de marketing é essencial para implementar o posicionamento estratégico da empresa e conseguir impactar o público correto. Embora seja simples, para muita gente ainda é um conceito abstrato. Portanto, vamos mostrar um exemplo prático com um produto bem conhecido de todos nós: Água de Garrafa.
a) Água Vendida em Engarrafamentos
Já viu a situação acima? Então, essa é a típica cena do vendedor ambulante de engarrafamento. Vamos ver os 4 P’s aplicados à esse mercado?
Mercado Alvo: Clientes que estão mortos de sede em engarrafamentos ou estádios de futebol.
Produto: Água mineral com suspeita constante de ser direto da “bica”.
Preço: Entre R$1,00 e R$2,00 (dependendo da concorrência entre os ambulantes).
Praça: Os melhores engarrafamentos e filas de ingresso.
Promoção: Ignora-se a marca da água. Promoção feita pelo próprio ambulante gritando ou segurando cartazes.
b) Água Perrier
A foto acima é uma das campanhas de marketing da Perrier. Vamos ao composto de marketing deles?
Mercado Alvo: Segmento de clientes de alto padrão de consumo.
Produto: A água mais gaiseificada naturalmente do mundo.
Preço: Entre R$3,00 e R$15,00 (dependendo de ser vendida num mercado ou boate)
Praça: Restaurantes, Mercado e Boates de luxo.
Promoção: Propagandas com Dita Von Teese, dançarina burlesca.
E, Quem está certo?
Ambos estão certos. A definição dos 4 P’s tem a ver com posicionamento dentro do mercado e harmonia entre todos os elementos. O que não pode é tentar vender produtos caros em lugares que desvalorizam ele, nem produtos para mulheres com promoções para homens e assim por diante!
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