Não é de hoje que a busca por soluções que tornem a permanência de uma criança em um hospital mais tolerável tem sido um desafio para criativos ao redor do mundo. No ano passado, por exemplo, vimos por aqui My Universe, o belíssimo trabalho realizado pelo estúdio de design Thomas.Matthews para o Chelsea Children’s Hospital, na Inglaterra. Na Holanda, o designer Job Jansweijer ampliou a lista de projetos focados no bem-estar de pacientes infantis com KonneKt, uma barreira de isolamento que funciona como um brinquedo, permitido que crianças no isolamento possam interagir com quem está do lado de fora.
Vencedor do Interaction Design Awards na categoria Design Conceitual para Inovação nos Cuidados com a Saúde, o KonneKt é uma espécie de game social construído a partir da constatação de Jansweijer de que, mesmo doentes, os pacientes da ala infantil sentiam um desejo enorme de brincar e interagir com outras crianças, ao mesmo tempo que este estímulo poderia contribuir com sua recuperação.
O projeto consiste em uma barreira de vidro onde é possível anexar peças de diferentes cores e formas, usando ventosas e imãs. A partir disso, as próprias crianças podem criar seus jogos – como xadrez e jogo da velha – ou ainda construir um cenário para suas brincadeiras. O resultado disso é que, apesar de haver uma separação física, a interação – e principalmente a diversão – são possíveis.
É um projeto muito bacana e pelo qual a gente torce muito para que, de verdade, ele possa ser produzido em uma escala capaz de fazer a diferença na vida de crianças hospitalizadas.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie