A publicação ‘As regras da inovação: como gerenciar, como medir e como lucrar’, de Tony Davila, Marc Epstein e Robert Shelton, mostra que a inovação é um processo que exige instrumentos, regras e disciplina específicos; e exige sistemas de avaliação e incentivos.
Os autores ensinam como a empresa pode se tornar inovadora ao investir em tecnologias e melhorias no modelo de negócio. Para isso, o empresário deve seguir as sete regras para uma boa gestão:
– A empresa deve ter uma liderança sólida para definir as estratégias de inovação, organizar agendas inovadoras e incentivar a criação de produtos e serviços novos;
– A inovação deve fazer parte da mentalidade de negócio da empresa;
– A inovação deve ser alinhada com a estratégia de negócio da empresa (jogar para ganhar ou para não perder);
– Estabelecer equilíbrio entre a criatividade e a captação de valor, de maneira que a empresa consiga gerar novas ideias com sucesso e extrair o máximo de retorno possível deste investimento;
– Neutralizar os “anticorpos organizacionais” capazes de minar boas ideias simplesmente por serem diferentes da rotina;
– Criar ou conectar-se a redes internas e externas de inovação, pois são elas as responsáveis pela construção da inovação;
– Corrigir os indicadores e as recompensas (monitoramento dos resultados), a fim de tornar a inovação gerenciável e de produzir a conduta adequada.
Passos para inovar
A publicação ainda aponta algumas medidas que a empresa deve tomar para se tornar inovadora:
– 1º passo: avalie o estado da inovação em sua empresa e analise as opções em andamento;
– 2º passo: desenhe ou adapte uma estratégia de inovação adequada à empresa; crie um portfólio de inovações; administre as inovações; combata os “anticorpos organizacionais”; e invista em tecnologia.
– 3º passo: desenhe metas que incentivam a inovação e recompense e reconheça a sua equipe pelo sucesso da inovação.
Abaixo, você tem acesso a trechos do livro: