Se as compras online ganham vantagem pela comodidade, as lojas físicas precisam fisgar o consumidor pela experiência. E a arquitetura é uma grande aliada do varejo na hora de construir um espaço atraente e que faça o cliente gastar tempo e dinheiro com uma marca. O arquiteto Ricardo Campos, do escritório Santa Irreverência, de Niterói, se especializou em projetar lojas-conceito que reúnem algumas das características fundamentais para o sucesso do espaço.
Um dos trabalhos mais recentes é o projeto do The Beauty Box (na foto), do Grupo O Boticário, que foram abertas em shoppings de São Paulo. Campos criou uma bancada na qual a cliente pode usar os produtos e experimentar sozinha o resultado da maquiagem. Além disso, a loja tem pequenas caixas de madeira que permitem à consumidora experimentar a curiosidade para investigar os produtos que estão lá dentro. “O fundamental atualmente para tornar o ambiente do varejo mais eficiente é valorizar a experiência da compra”, diz o arquiteto.
Veja abaixo algumas dicas e tendências que podem servir de inspiração para você redesenhar a sua loja:
1) Crie fluxos diretos, use iluminação abundante, e deixe todos os preços acessíveis se o objetivo é fazer vendas rápidas e em grande volume. Construa vários espaços com pontos de vendas.
2) Use uma iluminação focada e mais aconchegante se a sua loja tem um mark up mais alto. Invista na personalização no momento do pagamento – transforme a compra do cliente em um evento.
3) A tendência atual é a escolha de materiais sustentáveis e reaproveitáveis. Use madeira de demolição, elementos de ferro reaproveitado ou com tratamento mínimo. Substitua madeiras naturais por madeira de reflorestamento ou ainda por revestimentos vinílicos de baixo impacto produtivo.
4) A iluminação por LED também é uma tendência. Use esse tipo de lâmpada não só para a iluminação geral dos ambientes, mas também para foco de produtos em destaque. Esta opção, por sua eficiência energética, é uma prática sustentável que vem crescendo muito na arquitetura de varejo.
5) Invista na criação de microambientes dentro da loja, para que o cliente tenha novas descobertas a cada momento e em espaços para experimentação de produtos.