Circula na mídia há algumas horas a notícia de uma suposta compra da Beats Electronics, responsável pelos caríssimos fones Beats by Dre, pela Apple, por uma quantia que chegaria aos 3,2 bilhões de dólares. A informação, divulgada inicialmente pelo Financial Times, ainda não havia sido oficialmente confirmada, mas um vídeo do ator Tyrese Gibson pode ter comprovado (sem querer) o rumor.
Em um trecho do clipe, o próprio Dr. Dre se anuncia como “o primeiro bilionário do hip-hop”, e Tyrese brinca que “vão precisar atualizar a lista da Forbes, as coisas acabaram de mudar”. Em nenhum momento a Apple é mencionada, mas o fato do vídeo ter sido rapidamente removido do YouTube dá ainda mais força à teoria de que os amigos estavam mesmo comemorando a aquisição da Beats.
Para a Wired, a compra faz bastante sentido: a Beats vende a mesma ‘aura’ de luxo que a Apple, e conseguiu transformar um equipamento bastante banal em um item de ostentação. Há quem acredite que mais do que a aquisição de uma marca de fones de ouvidos premium, a Apple estaria mesmo interessada no aplicativo de streaming de música da Beats. Considerando que o iTunes não é um dos players favoritos, dando larga vantagem para iniciativas como o Spotify e Rdio, pode ser uma jogada interessante, mas alguns analistas dizem que isso não faz tanto sentido, já que o Beats Music não é, nem de longe, um bom app de música.
Além do app e da ‘vibe’ jovem e descolada, com a compra da Beats a Apple pode levar também 64% do mercado de fones de ouvido premium (que não necessariamente são de altíssima qualidade, mas que custam bastante) por um precinho até que camarada: a Beats foi avaliada em 2 bilhões de dólares no ano passado, portanto a compra por 3,2 bilhões não parece tão inflacionada assim.
Thássius Veloso, do Tecnoblog, especula que talvez a Apple estivesse aguardando WWDC, conferência anual para desenvolvedores que acontece em 2 de junho, para anunciar oficialmente a aquisição da Beats. Com o deslize do rapper, contudo, talvez a empresa precise dar uma acelerada nesses planos.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie