Este ano, a Microsoft anunciou que o Windows 10 tem suporte a um padrão unificado que promete ser a evolução das senhas: em vez de uma sequência de caracteres, você poderá usar leitores de impressão digital ou câmeras infravermelho. Isso estará presente na forma de dois novos recursos: Windows Hello e Microsoft Passport.
O Windows Hello é uma forma de fazer login no Windows sem usar senha: basta mostrar seu rosto, sua íris ou sua impressão digital para obter acesso ao sistema.
Por sua vez, o Microsoft Passport é uma forma de fazer login em serviços na web sem ter que lidar com uma sequência ******** – é só mostrar o rosto, ou deslizar o dedo, e começar a usar.
Isso será compatível com a Conta Microsoft, usada para o Outlook.com, Bing, OneDrive, entre outros; e também com “milhares” de serviços na web que usam o Active Directory.
O Passport autentica você sem ter que enviar uma senha para um servidor remoto. Isso é baseado em criptografia assimétrica, “o tipo de tecnologia usada em smart cards, para verificar servidores web, e usada para celulares verificarem redes”, como explica Dustin Ingalls, da equipe de segurança do Windows.
Scott Evans, da equipe do Windows, diz que o sistema usa câmeras infravermelho baseado no que a Microsoft aprendeu com o Kinect. Dessa forma, é possível reconhecer rostos mesmo com iluminação fraca: