Recém-lançado, o Buzzmonitor é uma plataforma de business intelligence completa para que agências e empresas possam gerenciar sua performance no Facebook em comparação com seus concorrentes, além de monitoramento e relacionamento dos canais públicos em redes sociais. Esses dados podem ser usados na elaboração de estratégias de marketing, na criação de campanhas promocionais ou em ações de relacionamento direcionadas. Permite ainda a interação com consumidores em tempo real. O Buzzmonitor já está sendo amplamente difundido em empresas da Espanha, Portugal, México e Brasil, mercados-chave na estratégia comercial do Grupo E.life.
Disponível gratuitamente na fanpage Buzzmonitor, o guia 3 passos para monitoramento e análise estratégica de redes sociais orienta de forma prática, em pouco mais de 20 páginas, como manusear a ferramenta. O CEO do Grupo E.life, Alessandro Barbosa Lima, cita exemplos de como as informações disponíveis na internet podem ser exploradas positivamente por uma empresa para a otimização de sua marca.
“Com o monitoramento do Twitter ou Facebook, um fabricante de bebidas pode investir em ações de co-branding com companhias alimentícias ao descobrir quais são os lanches mais consumidos com suas bebidas. Ou ainda uma agência pode compreender quais os horários o consumidor mais utiliza determinado produto e criar ações promocionais em horários específicos”, explica o executivo. “É provável, inclusive, cruzar métricas tradicionais com métricas das redes sociais”, completa.
As organizações interessadas podem utilizar o Buzzmonitor e ter acesso a todas as suas funcionalidades, incluindo seis mil posts mensais e a possibilidade de configurar termos ilimitados para busca, além de número de usuários também ilimitados. O Buzzmonitor é um serviço freemium, isto é, pode ser usado em uma versão básica sem nenhum custo e limite de tempo. Já a versão completa que dá direito a mais volume de posts e mais funcionalidades é cobrada a partir de R$ 790 mensais.
Via Rosa Arrais.