Em parte sim, mas são questões maiores, em que o complemento significa que eles competem. Devemos entender, acima de tudo que o e-mail e o Facebook são meios muito diferentes, tanto na renda e no contexto de uso. Pode-se afirmar, de uma forma muito geral, que o Facebook é mais orientado ao lazer, enquanto o e-mail é usado mais para trabalho, estudo e comunicações mais relevantes que exigem um maior grau de certeza, em que a chegada é para as pessoas certas e de leitura em um tempo razoável.
Um estudo recente conduzido pela empresa ExactTarget garante que o e-mail é ainda um alto grau de influência nas decisões de compra dos consumidores, maior do que pode ser alcançado pelo Facebook .
Aqui alguns dados deste estudo:
- 77% dos entrevistados preferem receber mensagens comerciais por e-mail.
- 5% dizem que preferem receber mensagens comerciais através de redes sociais
- 66% fizeram uma compra depois de receber um e-mail comercial.
- 20% fizeram uma compra depois de receber uma mensagem de marketing via Facebook.
Do ponto de vista de marketing e comunicação, estas diferenças abrem também maiores oportunidades e permitem construir estratégias, em que as duas formas se reforçam mutuamente.
Imediato ou duradouro?
Além da frequência com que cada usuário acessa sua conta no Facebook, é muito provável que gaste muito tempo mantendo contatos com amigos e família e menos tempo se dedicando a outros conteúdos. Ainda assim, o Facebook permite maior interação, a capacidade de receber feedback diário e o contato pessoal com clientes e outros apoiadores.
O e-mail marketing, no entanto, permite enviar conteúdos mais precisos e detalhados, e assim fazer com que esses conteúdos fiquem nas mãos do usuário na maior parte do tempo. Enquanto no feed do Facebook (especialmente os usuários que têm muitos contatos) geralmente é muito volátil e cada conteúdo é deslocado por novas histórias concorrentes para o interesse do usuário, o e-mail é geralmente mais à vista, permitindo uma leitura geralmente mais atenta (Se interessar aos olhos do usuários). Além disso, o e-mail inclui ferramentas para arquivar, bookmark, que faz uma mensagem ter vida útil maior do que um post em uma rede social.
Como propor campanhas de e-mail marketing com ações no Facebook?
Aqui proponho algumas táticas para explorar ambos os meios de comunicação e melhorar as suas estratégias globais de marketing digital.
Compartilhe as suas campanhas de e-mail marketing no Facebook
É o primeiro passo. Se você enviar uma campanha de e-mail, você pode compartilhá-la facilmente no mural da sua página. A E-goi, o MailChimp são exemplos que ferramentas que permitem essa publicação. Essa opção faz uma grande diferença, pois permite que seu conteúdo esteja imediatamente disponível e assim conseguir alcançar um maior número de pessoas.
Permitir que os assinantes compartilhem as campanhas
Algumas ferramentas já estão permitindo a integração com botões sociais e assim é fácil para um assinante compartilhar o conteúdo do boletim. Para que uma seja compartilhada, o conteúdo deve ser interessante para seus assinantes e amigos. Esse é o desafio.
Obter seguidores no Facebook a partir de suas campanhas
Se sua empresa ou instituição tem uma página no Facebook, consiga novos seguidores, provavelmente, incluindo o link para essa página no seu boletim informativo. É importante que esses links sejam diferentes dos botões de compartilhar conteúdo.
Obter assinantes para sua lista a partir do Facebook
A possibilidade de incluir um formulário de inscrição na página do Facebook é especialmente útil para os seus seguidores e visitantes subscreverem a sua lista de discussão sem sair de sua atividade no Facebook. Os formulários de inscrição podem ser facilmente criados a partir da ferramenta que você utiliza e inseridos em uma tab, como você pode ver em nossa própria página.
Aqui estão algumas opções que podemos implementar, mas não são as únicas e, obviamente, é necessário tentar novas estratégias para melhorar a comunicação e conseguir mais assinantes para sua lista de e-mails.
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