1.100.000 unidades de habitação. 10.000 quilômetros de avenidas. 2.000 escolas. US$45 bilhões de dólares. O Egito está planejando uma nova capital fora de Cairo e quer fazê-la rápido.
Imagem: AP Photo/Hassan Ammar
Como já escrevi, o Egito sediou uma conferência de desenvolvimento econômico no qual detalhou planos para uma mais uma enorme pirâmide. Mas o país também anunciou uma nova cidade: um projeto chamado The Capital Cairo, feito pelos arquitetos americanos do escritório Skidmore Owings & Merrill, os designers responsáveis pelo Burj Khalifa e pelo One World Trade Center. A BBC informa que o esboço do plano “atraiu valorosas garantias [US $ 12 bilhões] em auxílio e investimentos do Kuwait, Arábia Saudita e Emirados Árabes.”
A cidade não será construída apenas por arquitetos do Burj. Ela também será construída pelo homem por trás do Burj — um empresário dos Emirados Árabes Unidos chamado Mohamed Alabbar , que comanda o fundo de investimento que irá financiar o projeto. “É uma oportunidade maravilhosa poder criar algo do zero e projetá-lo tendo em mente as necessidades do povo egípcio e do governo egípcio,” Alabbar disse à BBC.
Parece que os líderes egípcios estão querendo replicar as brilhantes formas urbanas de Dubai — ao mesmo tempo em que o país tem sido atormentado com problemas tanto sociais quanto econômicos.