Embora os coreanos coloquem grande peso na variável “preço baixo” oferecida por supermercados como Emart, segundo estudo da Cheil Worldwide, a maioria dos consumidores acaba por simplesmente recorrer às lojas que ficam mais próximas de suas residências, por conta da acessibilidade e conveniência.
Pensando nisso, Emart – que possui como público justamente aqueles que pesquisam pelo preço mais baixo – passou a pensar em como persuadir os consumidores que moram longe de suas lojas à irem até lá para fazerem suas compras.
Como parte dessa estratégia, construíram balões controlados por controle remoto e com um roteador de Wi-Fi embutido, o Flying Store, soltos de forma inesperada por áreas centrais em Seoul, como estações de metrô, centros comerciais e áreas empresariais.
Ao verem o balão e se conectarem em seus smartphones com o Wi-Fi disponibilizado, as pessoas eram direcionadas para um aplicativo da loja, onde podiam baixar vouchers de descontos para diversos produtos e promoções.
Flying Store possibilitou à Emart introduzir uma nova variável aos seus serviços: a conveniência.
De acordo com a Cheil Worldwide, que desenvolveu a ação, as compras feitas através do site da Emart cresceram em 157% depois da ação. E ainda espera-se crescer em quase 10% as compras nas lojas físicas, devido às pessoas que baixaram vouchers de descontos pelo aplicativo.
Usando a importância da conexão e da mobilidade, a empresa conseguiu levar seus preços competitivos para aonde seus consumidores estavam. Apesar da inovação, da curiosidade e da interação que trazem balões com Wi-Fi gratuito circulando pela cidade, a conveniência traria ainda maior resultado se o consumidor atingido estivesse, de fato, procurando fazer compras, e não apenas de passagem.
Posts relacionados:
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie