Na semana passada, em um momento um tanto quanto nostálgico, publicamos aqui um infográfico – produzido pela Mindflash – que fazia uma analogia bem bacana entre a rotina diária de um líder no ambiente de trabalho com os personagens do desenho Ghostbusters. Mas parece que não são apenas Peter, Raymond, Egon e Louis que têm a ensinar. Já pensou, por exemplo, o que empreendedores podem aprender com os Simpsons? Então, se liga nessas dicas publicadas pelo Open Forum, que mostram como uma das mais famílias mais loucas do universo animado têm a ver com o mundo dos negócios.
– Teste seu produto: para quem não sabe, os Simpsons estreou dentro de um programa na Fox antes de ganhar a programação principal. Com isso, o autor teve a oportunidade de verificar como o desenho seria aceito, construir uma audiência sólida e corrigir qualquer falha.
– Não arrume o que não precisa: já reparou que Homer, Marge, Bart e os demais nunca envelheceram mesmo depois de mais de 20 anos no ar? Assim como as personalidades, a mobília da casa e etc. Mas não tem problema. Está funcionando bem e o público não está exigindo mudanças.
– Ignore as cópias: como um novo homem de negócios, com certeza, você vai enfrentar por pessoas querendo copiar seus produtos. Os Simpsons enfrentaram South Park, Family Guy, entre outros dessa nova categoria de desenhos. Mas você não precisa se preocupar com eles. Concentre-se no seu melhor em vez de ficar tentando bater em seus competidores.
– Quebre as regras: quando lançado, os Simpsons quebrou paradigmas e chocou. Havia cenas de violência, frases que as pessoas não estavam acostumadas a ver em desenhos, entre outras coisas. Mas agora que o choque passou, o desenho passou a ser aceito e é um programa visto por quase todo mundo.