De acordo com pesquisas recentes, o brasileiro está gastando 30% de sua renda mensal com alimentação. E as opções de alimentação fora de casa são inúmeras. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), há 1,5 milhão de bares e restaurantes no País. Além dos estabelecimentos que vêm aderindo às refeições executivas para atender a esta demanda, oferecendo comida por quilo ou self service, há empresas que preferem investir em estruturas próprias de alimentação, como restaurantes, lanchonetes e cafés. Os números confirmam este crescimento. Conforme a Associação Brasileira das Empresas de Refeições (Aberc), o faturamento do setor passou de R$ 10,9 bilhões em 2010 para R$ 13 bilhões em 2011, e a tendência é de crescimento de 10% ao ano ao longo desta década. Em sete anos deverá dobrar.
Inserida neste mercado, a LC Restaurantes, especializada na terceirização de serviços de alimentação e no gerenciamento da infraestrutura de restaurantes, possui 200 unidades operacionais e 2,5 mil colaboradores. A empresa, que elabora 2,3 milhões de refeições por mês e atua nos segmentos de empresas, saúde, educação e hotelaria marítima, cresce cerca de 35% ao ano. Em 2010, a LC faturou R$ 85 milhões, em 2011 foram R$ 130 milhões e, em 2012, cerca de R$ 200 milhões. Com clientes como Pão de Açúcar, Petrobras, Vigor, Leroy Merlin, Extra Supermercados, Sabb, Coca-Cola, Kalunga, DHL, entre outros, a LC Restaurantes adapta a comida e o ambiente conforme as necessidades culturais, regionais e geográficas, buscando sinergia com hábitos alimentares, condições de abastecimento e disponibilidade de áreas de produção e distribuição.
A empresa viabiliza projetos em que o público corporativo tem à sua disposição, além do sistema tradicional de refeições, o conceito de praças de alimentação. Neste formato, a LC compõe serviços que atendem desde uma refeição rápida até o mais requintado serviço à la carte. Há cozinhas e restaurantes com diversos perfis operacionais adaptados às regras de conduta, normas e diretrizes de cada cliente, orientadas por certificações de qualidade ambiental e de produção. www.lcrestaurantes.com.br