Há nove anos um grupo de amigos recém-saídos da faculdade teve a ideia de vender espaços publicitários dentro dos banheiros dos bares. Fundaram a Enox e popularizaram o recurso pelo País, espalhando a proposta para restaurantes, lojas, academias, salões de beleza, supermercados e outros espaços comerciais. Agora, com a experiência acumulada, eles começam a chamar a atenção de empresas como Google, Unilever e Honda com um conceito inovador no mercado: a mídia onlife.
O conceito é um desdobramento da mídia indoor, só que mais segmentado, com maior integração entre formatos estáticos e digitais e com comprovação de audiência. Em uma das campanhas, a empresa teve um aumento de 45% na venda de um iogurte no município onde foi feito o projeto.
O sócio-fundador Ernesto Villela conta que esse detalhamento é possível graças a um acordo com proprietários dos estabelecimentos, que recebem um percentual do valor da campanha e passam as informações de consumo dos clientes. Ou seja, além de estar onde os consumidores estão, eles sabem do que gostam, como preferem comprar, quanto tempo passam na mesa do bar e os aparelhos preferidos na academia. “O objetivo é transformar espaços e momentos de lazer em oportunidades de comunicação, conectando a marca da empresa com a experiência cotidiana do consumidor”, afirma Ernesto, que prevê um crescimento de 35% em 2013 com o lançamento dessa nova mídia.
Cada ação é seguida de uma pesquisa qualitativa, que consegue medir a reação dos consumidores logo após terem tido contato com a campanha. “Sabemos que 95% das pessoas que entram no vestiário da academia se olham no espelho. Com essa informação, podemos propor uma ação nesse local para o anunciante e depois medimos o efeito disso.” A empresa, que começou com quatro sócios, tem hoje 150 funcionários e é responsável pelos projetos de mídia de 5 mil estabelecimentos que, juntos, recebem uma audiência superior a 100 milhões de visitantes. www.enox.com.br