Enquanto somos funcionários de uma empresa e pertencemos a uma equipe que está trabalhando em algum projeto, sempre temos alguns pitacos de como nossos líderes podem estimular o nosso engajamento. No caso de Marlene Chism foi assim. Depois de trabalhar 13 anos em uma empresa em diferentes cargos, ela resolveu compartilhar suas opiniões sobre o que barrava a produtividade dos funcionários em um livro, Stop Workplace Drama. Segundo a autora, seguem abaixo alguns dos principais motivos que desestimulam uma equipe:
– Estão intimidados: quando os líderes perdem o controle da situação e agem com desrespeito com eles.
– Os resultados nunca são suficientes: não importa o quanto trabalha, parece que nunca estão dando conta do que precisa ser feito.
– Estão sobrecarregados: os gestores estão sempre mudando os prazos das coisas em cima da hora, sem aviso prévio.
Em seguida, Marlene sugere algumas dicas de como superar a falta de engajamento de uma equipe:
– Como um líder, é preciso ter controle das suas emoções e ter consciência que não pode promover mudanças a partir de uma atitude negativa.
– Dê feedback aos seus funcionários. Não adianta apenas fixar um prazo e atribuir novas tarefas. Fixe metas tangíveis.
-Sentir-se sobrecarregado faz parte da rotina de muitos funcionários, o que contribui em deixá-los mais ansiosos e perderem a motivação aos poucos. É preciso manter o foco no que é prioridade.