Na semana passada, a gente discutiu aqui quais os fatores que podem estar desmotivando uma equipe e algumas sugestões de como líderes podem estimular o engajamento entre seus funcionários. E seguindo esta mesma linha de raciocínio, este artigo publicado no Smartblog conta como alguns líderes podem aprender com as próprias falhas ao gerir uma equipe e oferecer um ambiente de trabalho mais produtivo e enriquecedor para uma empresa. Olha só:
– Falta de prioridade: as piores decisões vêm de uma falta de perspectiva do que é mais importante em um determinado momento. A chave do aprendizado aqui é compreender plenamente o “custo de oportunidade”, ou seja, o custo de não fazer algo em favor de outra coisa.
– Ausência de decisão: a falta de consenso na tomada de decisão ou até mesmo a ausência de alguns detalhes pode levar líderes a inanição. Mas é preciso refletir quando fazer algo é melhor que ser tomado pelo medo ou insegurança de não fazer nada.
– Falta de crescimento: quando uma meta é atingida é preciso criar uma nova, e assim por diante. A complacência é um estado que deve ser evitado a todo custo e o aprendizado final é que o crescimento é um foco essencial para qualquer empresa.
– Ausência de premiação: funcionários talentosos que atingem as expectativas precisam ser recompensados para serem mantidos. E isso, vai além de salários e bônus.
– Falta de confiança: quando a gente assume a liderança de algo, é comum querermos estar à frente de todas as decisões e participar de tudo que está a nossa volta. Porém, é preciso aprender que confiar nos seus colaboradores e delegar tarefas é essencial para uma gestão bem sucedida.