O recrutamento de pessoal em redes sociais como o LinkedIn ou Xing apresenta novos desafios para os recrutadores. Muito se fala sobre o recrutamento 2.0, mas pouco sobre as metodologias e como elas são eficazes. A sua empresa está preparada para esta atividade?
Saber gerir as redes sociais e profissionais, mover-se através delas e tirar partido das suas enormes oportunidades de comunicação e de contato é a chave para o surgimento de novos agentes e para atender às necessidades colocadas pela nova fase de recrutamento.
Erros cometidos pelos recrutadores 2.0
O principal erro que as empresas cometem na hora de procurar talentos em redes sociais é o de atribuir a tarefa a um recrutador tradicional, sem preparação prévia. Sem formação adequada, um recrutador tradicional aplicará as mesmas estratégias com as quais está acostumado, mas desta vez nas redes sociais.
Exemplos de recrutamento 2.0
– Utilizar um espaço para publicar vagas de emprego como fazem na mídia tradicional
– Responder a várias perguntas com a mesma mensagem: “Envie-me seu currículo para marcarmos uma entrevista.”
– Não reconhecer as pessoas com a qual se comunicou antes
– Não cumprir com os costumes básicos de educação
Naturalmente, a sua comunicação com o funcionário em potencial era unidirecional, institucional e muito fria, mas agora a pessoa é representada por um perfil em uma rede social. Sua empresa vai ser comunicar mais socialmente com os candidatos, que, por sua vez, irão responder para outra pessoa, não para um e-mail do departamento de recursos humanos.
Compreender os usuários de redes sociais
Outro fator a considerar é que as redes sociais, especialmente em profissionais como Linkedin ou XING, contam com uma grande quantidade de usuários, e que estes não estão procurando trabalho, mas estão à espera de oportunidades, esperando ser contatados diretamente com uma proposta concreta.
Obter formação para recrutar em redes sociais
O ponto é que o Recrutamento 2.0 implica uma mudança de paradigma e, portanto, uma mudança na maneira de visualizar, gerenciar e executar a atividade. Nem todo gerente de RH é capaz de gerenciar essa atividade, nem todo recrutador é capaz de fazê-la. Certamente, nos próximos anos esta será uma disciplina obrigatória na graduação em recursos humanos. Aqueles que se dedicam ao recrutamento devem começar a se preparar agora mesmo, ou serão rapidamente substituídos por uma nova geração de profissionais 2.0.
Bruno de Souza é estudante de Marketing, CEO do blog Marketing Digital e do mLearningpedia e Social Manager no Magoweb. Foi considerado referência nacional no livro “A revolução das mídias sociais”, de André Telles