X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Especialista relaciona mudanças climáticas com empreendedorismo


por Marcus Nakagawa

Quando falamos em mudanças cli­máticas, o tema parece estar muito lon­ge do nosso dia a dia de empreendedor. Afinal, não discutimos a todo instante o relatório do IPCC publicado no final de setembro de 2013, em Estocolmo, na Suécia, que mostra as bases científicas mais atualizadas sobre as mudanças cli­máticas. Neste documento, ainda consta que mais de 95% de certeza para confir­mar que o homem é o responsável pela metade da elevação média da tempera­tura entre 1951 e 2010.

Este aumento de temperatura por sinal está causando enormes danos: afetando áreas com massa de gelo, que vem diminuindo, aumentando o nível dos oceanos, entre outros. No caso do Brasil, a região árida pode ficar mais ári­da e na Região Sudeste e Sul pode cho­ver mais ainda. Países que ficam abaixo do mar estão sentindo muito estes cen­tímetros do avanço do mar.

E tudo isso graças à emissão dos ga­ses do efeito estufa que vem de queima­das, desmatamento, uso do combustível fóssil, dos processos industriais, dos processos de consumo, além de inúme­ras outras maneiras que estamos inten­sificando geometricamente.

Mas afinal, o que a sustentabilidade tem a ver com o empreendedorismo? Se estes empreendedores que estão em busca de novos tipos de investimento e investidores entenderem todo este panorama ambiental como uma opor­tunidade, podem desbravar o caminho da economia verde, ou seja, a economia para investimentos em tecnologias ver­des e infraestrutura natural.

Uma das tecnologias que elimina a queima de combustível fóssil (petróleo) é a geração de energia alternativa. No caso da energia eólica, de acordo com as análises da Empresa de Pesquisa Ener­gética (EPE), do Ministério de Minas e Energia, o Brasil deve atingir um cresci­mento de 600% nesta área até 2014 em relação a 2011, com 7 mil megawatts de capacidade instalada.

E mais do que isso, há estímulos go­vernamentais e mecanismos de leilões por parte do governo para incentivar ainda mais este tipo de negócio. Estu­dos do Ministério ainda mostram um potencial eólico de 130 mil megawatts se considerado os geradores de 70 me­tros de altura; se forem utilizados gera­dores de 100 metros, o potencial pode dobrar.

Mas há um contraponto nisso tudo. Apesar de a energia solar no Brasil ser muito cara, nós já somos o décimo país no ranking mundial deste tipo de gera­ção, segundo a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventila­ção e Aquecimento/Departamento Na­cional de Aquecimento Solar (Abrava/Dasol). De acordo com a entidade, já temos mais de 200 empresas que tra­balham com este tema e o Programa Minha Casa, Minha Vida, de construção de habitações populares pelo governo federal, vem utilizando esta tecnologia para algumas de suas milhares de casas construídas. Muitos estádios também estão utilizando esta modalidade para se prepararem para uma Copa do Mun­do mais sustentável e limpa. Porém, ainda há a necessidade de muito inves­timento e diminuição na tributação go­vernamental.

Fontes financiadoras como Finep, CNPQ, Sebrae e alguns fundos inter­nacionais vêm trabalhando com o foco de pesquisas em energias limpas e esti­mulando as empresas e pesquisadores a buscarem melhorias e novas tecnologias neste assunto.

Citei somente dois exemplos de mercados na economia verde que estão crescendo e se desenvolvendo. Além destes, existem muitos outros que bus­cam exatamente uma nova forma de fazer negócios saindo do modelo tra­dicional e tendo desafios mais difíceis pela frente.

Mas o que precisamos para isso? Empreendedores preparados, audacio­sos e motivados para uma real transfor­mação em sua realidade e na realidade do mundo, que é o maior patrimônio da humanidade hoje. Sem cuidados com o meio ambiente, não conseguiremos ter sucesso e empreender em qualquer re­gião do planeta.

Marcus Nakagawa é sócio-diretor da iSetor, professor da ESPM e diretor-presidente da Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade (Abraps)

Tags: 

Via RSS de Empreendedor

Leia em Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot