Nova York para Hong Kong? Quatro horas. Sydney para Londres? Quatro horas Denver para Dubai? Quatro horas. Mas como?
Este novo jato, que está em testes, utiliza um sistema de motores chamado SABRE, que mescla motores de aviões com os de foguetes, podendo transportar até 300 passageiros na velocidade Mach 5 — cinco vezes a velocidade do som — sem muitos problemas. A companhia também trabalha no avião espacial SKYLON, que pode atingir a velocidade Mach 25 — 25 vezes a velocidade do som.
Alan Bond, engenheiro responsável pelo projeto, explica que o SABRE usa um sistema sistema de resfriamento único: ele aspira o ar atmosférico — cerca de 1.250 toneladas de ar — e o resfria a -150˚ Celsius em 0.1 segundos. Cerca de 250 toneladas desse ar são convertidas em oxigênio, que é então usado pelos motores no processo de combustão, reduzindo a quantidade de oxigênio que os tanques de propulsão carregam e assim diminuindo o peso da aeronave como um todo. O SABRE funciona em dois modos:
- Modo de aspiração do ar: a turbina suga o ar atmosférico como fonte de oxigênio (como normalmente já é feito em turbinas de jatos) para queimá-lo com o hidrogênio líquido presente na câmara de combustão.
- Modo de foguete: com a aeronave acima da atmosfera, a turbina se transforma em um sistema de foguete que usa oxigênio líquido de combustível.