Há algum tempo, a MasterCard testa um novo cartão: além da faixa magnética e chip, o MasterCard Display vem com LCD e teclado sensível ao toque. Agora, a empresa lança o novo cartão na Cingapura. E eu quero um!
Um banco na Cingapura vai emitir apenas esses cartões, tanto para crédito como para débito. Mas por que um cartão precisaria de tela e teclado?
Bem, a tela substitui o token de segurança: em vez de usar aquele aparelhinho que você leva no chaveiro, o código numérico exigido para fazer certas transações bancárias é exibido direto no cartão. E segundo a MasterCard, a tela pode fazer ainda mais:
No futuro, este cartão poderia incorporar funções adicionais e indicar certas informações em tempo real, tais como saldo de crédito disponível, pontos de fidelidade ou recompensa, transações recentes e outras informações interativas.
O teclado, por sua vez, serve para gerar uma senha provisória adicional, o que garante mais segurança nas transações. Quem sabe ele evolua para alternar entre as funções que poderão chegar no futuro ao cartão.
Mas por enquanto, já fico feliz em ver alguém unir o token ao próprio cartão. Convergência! Clientes de alguns bancos na Europa e Cingapura terão acesso ao novo cartão em breve, mas ele talvez demore um pouco para chegar ao Brasil. Afinal, o caminho é longo até ele chegar às mãos dos clientes: o MasterCard Display foi anunciado pela primeira vez em 2010. [Mastercard via CNET]