Conversei com Alex Tsai, executivo responsável na América Latina pelo marketing e pelo desenvolvimento de negócios da empresa Alibaba.com. O negócio faz parte do grupo chinês Alibaba, que abriu seu capital na Bolsa de Valores de Nova York no dia 19 de setembro. Na ocasião, o grupo arrecadou mais de 22 bilhões de dólares, um recorde histórico no primeiro dia que deu à operação um valor de mercado de 228 bilhões de dólares (maior do que o Facebook, avaliado em 200 bilhões, ou a Amazon, 151 bilhões).
A plataforma Alibaba.com, pela qual empresas podem procurar fornecedores (ou compradores), foi criado por Jack Ma em 1999 (com 14 sócios e um empréstimo de 60 mil dólares) e foi o primeiro negócio do grupo – que teve um lucro de 3,7 bilhões de dólares em 2013. Hoje, o grupo também opera uma série de outros negócios (incluindo motores de busca e meios de pagamento), mas este marketplace b2b que Tsai veio promover no Brasil ainda é o principal: conta com 279 milhões de usuários em 190 países, 2 milhões deles no Brasil, onde a base de usuários cresce 200% ao ano.
Tsai, que já ocupou posições de liderança no Paypal e no HSBC, promove em parceria com a ConnectAmericas o primeiro Círculo de Negócios Alibaba em São Paulo, no dia 4 de dezembro. O principal objetivo do evento é discutir dicas e estratégias para aumentar lucros e fazer negócios deslancharem no Brasil e no exterior. O Alibaba Business Circle será gratuito e começará às 18hs, no Buffet Colonial. Av. Indianópolis, 300 (próximo à Av. Ibirapuera). Além dos porta-vozes do Alibaba.com, o evento contará ainda com a participação de executivos da E-commerce, E-bit, Sebrae, Vtex e da 4vets – ver programação e inscrição neste link.
Assista ao vídeo da entrevista que gravamos.
O post Executivo da Alibaba.com comenta estratégia da empresa para o Brasil apareceu primeiro em Startupi.com.br.