Crochê? Cadeira de balanço? Dominó com os amigos? Coisa nenhuma! O Facebook pode ser a mais nova resposta para se ter uma mente saudável quando você vai chegando perto dos 70. Quem disse isso foi a estudante de psicologia Janelle Wohltmann, graduada pela Universidade do Arizona. De acordo com a pesquisa de Janelle, as pessoas acima de 65 que são ativas nas redes sociais tem uma melhoria de 25% no desempenho nas habilidades mentais.
Para chegar a esse resultado, a estudante recrutou 42 pessoas entre 68 e 91, que fossem um pouco familiarizada com o Facebook, e aplicou um questionário e diversos testes neuropsicológicos para medir fatores sociais, como a solidão e habilidades cognitivas.
Janelle dividiu os participantes em três grupos. O primeiro recebeu instruções de como mexer corretamente na ferramenta e teriam que fazer pelo menos um post por dia. O segundo, ganhou uma conta no Penzu.com – uma espécie de diário privado – para acessar não mais que cinco minutos e escrever alguma coisinha diariamente. O terceiro, ficou no “grupo de controle”. Eles foram informados que estavam em uma lista de espera e iriam receber um treinamento de como usar o Facebook, o que nunca aconteceu.
Oito semanas depois, Janelle aplicou novamente os testes nos 42 participantes e concluiu que o primeiro grupo teve um aumento de 25% nas habilidades mentais e os outros dois grupos não desenvolveram nenhuma habilidade.
(via @dailydot)