A tempo de diversas eleições nacionais no mundo todo, inclusive a que acontece no Brasil em outubro, o Facebook vai liberar a opção de se declarar um eleitor para parte de sua audiência global. Além dos EUA, que já contam com essa opção desde 2012, os eleitores do Parlamento Europeu, bem como os cidadãos da Colômbia, Coreia do Sul, Indonésia, Suécia, Escócia, Nova Zelândia e também do Brasil poderão usar a funcionalidade para demonstrar seu comprometimento com a escolha do novo líder de seus países.
O botão de ‘sou um eleitor’ já esteve disponível também na Índia, onde foi utilizado por mais de 4 milhões de usuários durante as últimas eleições.
No entanto, acho esquisito que o botão traduzido para o português vá mostrar a mensagem ‘sou um eleitor’. Aqui, todos os cidadãos são obrigados por lei a votar, diferente do que acontece em outros países, onde o voto é facultativo e é preciso um maior incentivo para levar as pessoas às urnas.
É sempre bom lembrar que a opção declara que a pessoa é um eleitor, mas que não é preciso explicitar qual candidato recebeu seu voto.
Fica minha dica para o Markito: troca a legenda para ‘eleições 2014 – eu fui’ que vai fazer muito mais sucesso no Brasil.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie