O Fifa ’11 já é um dos jogos mais viciantes para iPhone/iPad. E, apesar de gostar do andamento do meu time na liga turca que eu estou jogando, o jogo já perdeu o sentido para mim: eu quero, neste exato momento, agora, só agora, jogar o Fifa 2012. A razão é simples: como mostra o vídeo acima, ele poderá transformar o iPhone em um joystick, enquanto jogo rola na tela do iPad.
O vídeo é rápido, mas mostra uma disputa entre dois jogadores em uma só tela: os dois jogadores estão com um iPhone 4 na mão, que exibe na tela apenas os botões de controle do jogo. Na tela, a resposta imediata. Prevejo jogatinas enfurecidas em lugares públicos. E o formato só corrobora aquilo que a Apple sonha em fazer com todos os seus usuários: o processo de lock-in — só poderá curtir o jogo assim quem tiver os gadgets da maçã.
E se você não curte muito esfregar os dedos em uma tela sensível ao toque, o lançamento da TenOneDesign acertou no timing: a empresa já havia desenvolvido um acessório para iPad, o Fling, que funciona como um joystick de borracha. O brinquedinho recebeu alguns elogios e agora chega a versão diminuta, o Fling Mini, para iPhone 4. Junte isso ao Fifa ’12 e pronto: fim dos tempos.