Velocidade não é tudo que as empresas desenvolvedoras de navegadores focam, mas é uma grande parte dos seus programas. Com o Chrome, o Google conseguiu atingir um patamar de velocidade que deixou os demais procurando quais gordurinhas cortar do código para tentar fazer o mesmo. E parece que a Mozilla foi a primeira a conseguir.
O Firefox 8, que saiu ontem no canal de distribuição Nightly, atingiu velocidades que são comparáveis à versão de desenvolvimento do Chrome. Em testes executados pelo site ExtremeTech, a renderização de JavaScript, gráficos 2D e 3D no navegador foram tão rápidas ou até passaram a velocidade do Chrome 14. E não só isso: a velocidade de abertura e restauração de sessão também sofreram melhoras de performance notáveis.
Em comparação com o Firefox 5, atual versão estável do navegador, ele chega a ser 20% mais rápido em renderização 2D. E isso acontece graças ao novo mecanismo de renderização incluído no navegador, chamado Azure.
Ainda se trata de uma versão para desenvolvedores, que sequer atingiu o status de beta, essa velocidade pode sofrer uma queda com a chegada da data de liberação da versão estável do Firefox 8. Mas pelo menos sabemos que a Mozilla não está dormindo no ponto.
Artigos relacionados:
- Firefox 4: mais rápido que Chrome e Safari, ao menos em Macs
- E o Firefox fica ainda mais com cara de Chrome
- Firefox vai ser atualizado com mesma frequência do Chrome