Depois do pioneirismo do Obama na utilização de redes sociais para a política, a NBC resolveu inovar lançando três badges para as eleições presidenciais 2012. A ação esta disponível apenas nos Estados Unidos e tem como característica os hábitos e comportamentos das pessoas perante este assunto. São elas: “Political Wonk”, “Campaign Advisor” e “Chief of Staff”.
A mecânica para conquistar a badge é simples: primeiro tem que seguir a página de política da NBC, depois deve realizar check-ins em salas de debate, marcos políticos e outros pontos da campanha listados na página e, ao realizar o check-in, incluir o comentário “vote”.
Os locais são importantes pontos do cenário político americano, incluindo pontos como a Ronald Reagan Presidential Library, biblioteca onde a NBC realizou seu primeiro debate das eleições para presidente de 2012, a Time Warner Cable Arena, local da Democratic National Convention deste ano e Tommy’s Country Ham onde ocorreu praticamente um confronto entre os candidatos Mitt Romney e Newt Gingrich por uma reserva duplicada.
Além disso, para uma maior contextualização a NBC deixou dicas nos locais para contar e completar a história, como: “Marco histórico no Harlem, o presidente Barack Obama cantou a música de Al Green, Let’s stay together, neste local em janeiro de 2012″, deixada no Teatro Apollo (NYC).
Ryan Osborn, diretor sênior de mídia digital da NBC, explica que “o que é legal sobre a campanha do Foursquare é que há algo para todos”. Ele acrescentou que ele está entusiasmado por utilizar uma rede de geolocalização de forma pioneira para compartilhar as eleições presidenciais de 2012. “Sei que já existiu uma história que pode ser contada com localização, é a política”, completa.
Os três principais candidatos para a presidência americana (Mitt Romney, Newt Gingrich e Barack Obama) têm páginas próprias no Foursquare, onde compartilham seus check-ins e fazem upload de fotos da campanha, cativando o público em novos canais de relacionamento o público.
A utilização de uma ação deste tipo agrega muito na estratégia da plataforma NBC Politics em redes sociais. Mas até que ponto você acredita que a política deve utilizar de estratégias de gamification para engajar o público em causas políticas?