Na terça-feira, 27, tratei sobre como escolher um assunto rentável para um novo blog, com introduções super básicas. Na verdade, queria prepará-los para a ideia de hoje: os blogs de nicho. Estes são a nova onda na web: blogs com assuntos super específicos, voltados quase que diretamente para a venda de certos produtos. São os estilos de blogs mais rentáveis possíveis, porque buscam angariar visitas da mais alta qualidade, que estão famintas para solucionar problemas ou obter informações sobre algum assunto muito, muito específico mesmo.
Como são assuntos específicos, não fica muito difícil dominá-lo e por isso, a cada dia surgem novos blogs deste tipo. Um exemplo dessa velocidade é o desafio que o Maki do Dosh Dosh fez a si mesmo: criar 7 blogs novos em 7 dias.
Geralmente, quando estamos falando dos blogs de nicho, depois de optar por criá-lo ainda não temos uma ideia clara de qual assunto ele irá abordar. Só sabemos que ele precisa ser o mais rentável possível. Se você já tiver um assunto em mente, pode testar sua rentabilidade com as 3 perguntas de ontem, ou seguir os conceitos de hoje para aprender um pouco mais. Se não, siga a leitura normalmente.
Diferença entre assunto rentável e assunto rentável de nicho
Se você leu o artigo anterior, pode estar um pouco perdido com a diferença de um assunto rentável qualquer e um assunto rentável para um blog de nicho: um assunto qualquer (como o exemplo dos celulares, ditos ontem) não precisa ser tão específico quanto um assunto para um blog de nicho.
Os celulares já são um nicho, mas os blogs de nicho existem em torno de um subnicho! Isso mesmo, um nicho dentro de um nicho! Portanto, se nosso nicho principal é “celulares”, escolhemos geralmente um subnicho deste: quanto mais específico, melhor. Podemos ir avançando: celulares > celulares da Apple > iPhone.
Um blog de nicho sobre iPhones optou por tratar especificamente de um produto e, com isso, terá vantagens maiores do que se tivesse escolhido escrever apenas sobre celulares em geral. Vou falar dessas tais vantagens ao longo do texto de hoje.
Características de um blog de nicho
Sanando essa dúvida anterior que pode ter existido na mente de alguns leitores, vamos a algumas características básicas de um blog de nicho, que acabam sendo praticamente as mesmas de ontem e com mais alguns complementos:
1. Um blog de nicho trata de um assunto super específico: basicamente, o subnicho de um assunto geral.
2. Também precisa ter a capacidade de vender um produto em específico, como qualquer outro assunto rentável.
3. Preferencialmente, o assunto para o blog de nicho precisa ter um alto índice de pesquisa nos buscadores. Eu digo preferencialmente porque também pode-se ganhar dinheiro com blogs de nicho não muito pesquisados.
4. O tal assunto super específico não pode ter muita concorrência (a não ser que você saiba que consegue atingir uma qualidade maior do que os concorrentes).
Essas são as principais características dos blogs de nicho.
Assuntos mais específicos
Obviamente, escrever sobre celulares atrai muito mais pessoas do que escrever sobre iPhones, até porque este último assunto pode ser englobado no primeiro. Mas aqui se encontra o grande segredo dos blogs de nicho: eles não vivem de um alto número de visitas! Mas do que eles vivem, então?
Poucas visitas, mas de alta qualidade
É por isso que os blogs de nicho rendem: eles recebem pouco tráfego, mas de alta qualidade. E o que determina essa alta qualidade? A capacidade de comprar um produto.
Portanto, os blogs de nicho buscam, a toda hora, visitantes que precisem comprar produtos específicos, relacionados ao assunto do blog. E é assim que eles são rentabilizados: usando anúncios contextuais como o Adsense ou programas de afiliados próprios para um nicho específico (mas esses programas não costumam existir na língua portuguesa).
É por isso que, quanto mais específico o nicho, melhor. Assim, você direcionará seu conteúdo especificamente para pessoas interessadas nele (por mais que sejam poucas) e suas chances de vender um produto ou receber um clique em um anúncio aumentam.
Outro grande potencial de um blog de nicho é a capacidade de atrair anunciantes diretos, que vendem ou escrevem sobre o mesmo assunto que este blog de nicho.
Hoje você também ficou conhecendo o básico por trás deste grande assunto que é os blogs de nicho. No próximo artigo deste assunto você irá aprender (com passos diretos e simples) sobre como descobrir se um assunto é quente ou não o suficiente para ser usado na criação de um blog de nicho, e como fazer mais uma série de pesquisas para determinar sua eficiência na hora de ganhar dinheiro com os blogs de nicho, então fique ligado!
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