Desde o aluno mais fraquinho até o grande gênio da classe — em algum momento todos vão acabar passando por dificuldades de aprendizagem, sejam elas grandes ou pequenas. Todo estudante tem seu calcanhar de Aquiles, mas alguns têm mais jogo de cintura para lidar com ele e recuperar o tempo perdido. Pensando nisso, nos pais que começam a arrancar todos os cabelos da cabeça quando seus filhos vão mal na escola e nos professores que nem sempre conseguem diagnosticar com exatidão quais são os déficits de compreensão dos alunos, Claudio Sassaki desenvolveu uma ferramenta chamada Geekie.
Criado no final de 2011, o Geekie ajuda o aluno a aprender enquanto aprende sobre o aluno. Através de testes e exercícios, o Geekie monitora o ciclo de aprendizado do aluno e consegue medir quais são as dificuldades do estudante e os pontos que precisam ser revistos e reforçados. Uma senhora mão na roda, tanto para quem estuda como para professores que simplesmente não conseguem dar atenção individual aos trinta alunos de uma turma escolar comum.
A ideia cresceu tanto que acabou se tornando uma empresa e passou a oferecer novas funcionalidades, como simulados, avaliações de preparação para o ENEM e muito mais. A ferramenta já está sendo utilizada por escolas da rede pública e privada como auxílio para os professores, coordenadores e alunos. Entrevistamos Claudio Sassaki, o criador do Geekie, para entender melhor como funciona essa ferramenta que pode ser de imensa ajuda para estudantes com dificuldades de aprendizagem.
Como surgiu a ideia de desenvolver o Geekie? Como foi o processo de desenvolver a ferramenta e com que tipo de profissionais você contou para conseguir criar os serviços que a Geekie oferece?
Eu e Eduardo Bontempo fundamos a Geekie no final de 2011. Conheci Eduardo no mercado de investimentos e desde aquela época compartilhávamos a paixão por educação, por questões pessoais: nós dois tivemos pais professores que valorizaram muito nossa educação, então alimentávamos esta vontade de retribuir à sociedade as oportunidades que tivemos.
Começamos a nos aprofundar na questão do ensino adaptativo, um assunto que na época era muito recente nos EUA e no Brasil. Pouca gente estava antenada no que estava acontecendo em termos de evolução tecnológica nessa área. Juntos, amadurecemos a ideia e, a partir de muitas pesquisas, chegamos perto do que a Geekie é hoje.
O principal foi nos cercar de pessoas muito boas, que tiveram sucesso em inúmeras áreas. Elas nos ajudaram a cortar caminho e evitar alguns erros que provavelmente cometeríamos. No início, quando fomos diretamente às portas das melhores universidades do país convidando os talentos, a busca era por pessoas com propósito parecido com nosso e superqualificadas. Atualmente temos um time de peso, com profissionais com background do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), do ITA, da Unicamp, da USP, da FGV e de várias outras boas universidades.