Lembra-se que o Google explicou, na semana passada, que não indexa o caractere especial “@” nem fornece resultado para ele nos resultados de busca? O blog Google Operating System percebeu uma pista nas reportagens sobre o assunto que os levaram a descobrir algo bastante interessante: o Google passou a exibir resultados para pontuações.
“Eu recentemente notei que o Google começou a mostrar resultados para requisições como [.], [,], [:], [;], [#], [%], [@], [^], [)], [~], [|], [“], [<], [$]“, afirma Alex Chitu, autor do texto. O curioso é que o Google utiliza alguns dos caracteres listados para requisições mais complexas em seus resultados de busca. Por exemplo, se você pesquisar por “2% de 5000″ o buscador trará no início dos resultados “2 % de 5000 = 100″.
Pode ser uma mudança natural de interpretação automatizada pelo algoritmo do Google ou algo induzido pelos funcionários da empresa, a fim de trazer resultados mais completos para o usuário. Não sei dizer ao certo qual é a hipótese mais provável, tendo em vista o modo de operar da empresa.