Este mês, o Google anunciou que mudaria seu algoritmo de busca para rebaixar sites que distribuem conteúdo pirata. E isso surtiu efeito: o TorrentFreak relata que grandes sites de torrent sofreram uma forte queda em visibilidade e no tráfego.
O Google avisou há alguns dias que a busca passaria a penalizar sites envolvidos em pirataria, baseado no número de pedidos válidos que eles recebessem para remoção de link. A empresa diz: “esperamos afetar visivelmente o ranking de alguns dos sites mais famosos”.
Dito e feito: alguns sites de torrent dizem que, nos últimos dias, passaram por quedas significativas no tráfego. Segundo a equipe do Isohunt.to, “todo o tráfego vindo de buscas caiu pela metade”.
Após a mudança do algoritmo, como ficaram os resultados de busca? Bem, alguns sites de torrent “sumiram”, enquanto outros tomaram seu lugar. Do TorrentFreak:
Uma busca por “Breaking Bad torrent” antes destacava o Kickass.to, Torrentz.eu e Isohunt.com no topo, mas eles basicamente desapareceram. Curiosamente, em alguns casos, seu lugar foi tomado por outros sites de torrent menos populares.
No Google Brasil, aconteceu algo semelhante. Agora, a busca destaca outros sites que permitem baixar Breaking Bad, seja via sites de compartilhamento de arquivos, seja via links magnet (que substituem os tradicionais arquivos .torrent).