O Google anunciou há pouco que vai acabar com o Google Reader em sua “faxina” mais recente – eufemismo para se livrar de produtos que poucas pessoas usam (mesmo que ainda adorem o serviço).
Então, sim, isso significa que o leitor RSS favorito de muitas pessoas será desligado para sempre em 1° de julho. Você tem pouco mais de três meses para migrar seus feeds para outro lugar.
O Google vai se livrar do Reader porque, como uma empresa, eles estão “concentrando toda a energia [deles] em menos produtos”. O Google explica a morte do Reader:
Lançamos o Google Reader em 2005, em um esforço para tornar mais fácil descobrir e acompanhar seus sites favoritos. O produto tem um público fiel, mas ao longo dos anos seu uso tem diminuído. Assim, em 1° de julho de 2013, vamos aposentar o Google Reader. Usuários e desenvolvedores interessados em alternativas RSS podem exportar seus dados, incluindo as suas inscrições, com o Google Takeout ao longo dos próximos quatro meses.
Da última vez que o Google atualizou o Reader, em 2011, foi para introduzir a nova interface comum a todos os seus produtos. Mas não só: todos os aspectos sociais do Reader foram removidos, para colocar um foco maior no Google+. Muitos usuários demonstraram sua frustração, mas o Google não voltou atrás. Agora, o serviço vai acabar de vez.
We’re retiring Reader on July 1. We know many of you will be sad to see it go. Thanks for 8 great years! goo.gl/7joct
— Google Reader (@googlereader) 13 de março de 2013
E agora?
O futuro de clientes RSS é no mínimo incerto, com o Twitter e outras redes sociais crescendo em importância na divulgação de notícias. Mas, ainda assim, quem ainda usava o Google Reader todos os dias – como nós! – terá que descobrir uma nova rotina de leitura na internet até julho. Isso nunca é legal.
Para quem está procurando alternativas, eis algumas para experimentar:
- The Old Reader (web)
- Feedly (Chrome, Firefox, Android, iOS)
- Newsblur (web, Android, iOS)
- Pulse (web, Android, iOS)
- FeedDemon (Windows)
- NetVibes (web)
Para garantir que você não perca nenhum de seus feeds RSS, você pode baixar todos os seus dados do Reader com o Google Takeout – saiba mais aqui. Seus feeds serão armazenados em um arquivo XML e informações diversas – como as pessoas que você segue, itens que você estrelou etc. – serão armazenados em um arquivo JSON.
E assim, vamos pouco a pouco dizendo adeus ao Google Reader. [Google]