Prometido como a versão do Android que reuniria smartphones e tablets, o Ice Cream Sandwich de fato estará disponível nas duas categorias de produtos. E nos repositórios de código-fonte do Google também! A empresa confirmou que o código da plataforma será liberado integralmente no futuro, a despeito do que aconteceu com o Honeycomb nesse ano.
Para quem não se lembra, vamos a um recap. O Honeycomb, considerando como a resposta do Google para o iOS rodando no iPad, foi apresentado sem que a empresa desse muitos detalhes sobre seu código-fonte. Mais tarde o Google veio a público explicar que donos de smartphone não poderiam instalar o Android 3.0, pois este fora desenvolvido especificamente para tablets. E os usuários ficaram a ver navios (em termos, visto que o Gingerbread está aí — como Android 2.3).
O Google optou não abrir totalmente o código do Honeycomb para a comunidade desenvolvedora. O mesmo não vale para o estreante Ice Cream Sandwich, por enquanto confirmado somente no Samsung Galaxy Nexus. O smartphone criado pela coreana em parceira com o Google rodará o ICS nativo sem modificações powered by Samsung.
Um dos engenheiros responsáveis pelo Android publicou o seguinte no grupo de discussão do sistema móvel: “Nós planejamos publicar o código-fonte para o recentemente anunciado Ice Cream Sandwich em breve, tão logo ele esteja disponível em dispositivos.”