Depois de se sentirem um pouco reféns de estratégias e regras de empresas de tecnologia como Google, Facebook, Twitter e LinkedIn, algumas das maiores publicações do mundo se uniram em uma ‘aliança publicitária estratégica’, que batizaram de ‘Pangaea’. A intenção é concentrar a venda de propaganda programática nesses jornais através da Pangaea.
Juntas nessa aliança estão publicações como o The Guardian, CNN Internacional, Financial Times, Reuters e The Economist, que esperam que, juntas, se tornem mais relevantes do que os tradicionais intermediários de anúncios programáticos na web.
O nome Pangaea é bastante sugestivo, e lembra a denominação geográfica que se dá à união de grandes continentes. Uma escolha nada modesta, mas que reflete a grandiosidade das publicações. A intenção é que a Pangaea seja lançada em beta agora em abril, funcionando em parceria com a empresa de tecnologia de anúncios Rubicon Project. Juntas, as publicações que fazem parte hoje da Pangaea somam mais de 110 milhões de leitores em todo o mundo.
O mais interessante é a Pangaea, que é liderada pelo The Guardian, não quer se restringir à apenas essas publicações – segundo o BusinessInsider, já existem discussões avançadas com outras publicações, que devem anunciar a integração com a Pangaea dentro dos próximos meses.
Pelo visto, as publicações cansaram de ficar à mercê das decisões das grandes empresas de tecnologia, e podem mostrar que juntas, elas são mais fortes. Ficamos aguardando os próximos capítulos.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
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