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Identificar fontes de recursos para inscrever projetos ajuda empresa crescer


por Raquel Rezende

cdc godoyNo Brasil existem cerca de 1 mil fontes de recursos, entre nacionais e estrangeiras, dis­postas a liberar dinheiro não reembolsável, em caráter definitivo e livre de ônus para empresas investirem em projetos culturais, esportivos e de meio ambiente. Essa informação relatada de forma mais completa, a lista das principais leis e as dicas de como fazer para conquistar um edi­tal estão no livro Fontes de recursos nacionais e internacionais, do fundador e diretor-presidente do Instituto Movimento Pró-Projetos (In-Pró), Márcio Godoy.

Godoy destaca que essas fontes de recursos podem e devem ser utilizadas com mais frequên­cia pelas empresas. Para ele, essa é uma forma de captar recursos que trazem inúmeros bene­fícios, entre eles acesso ao capital, redução de custos, capacidade de inovação e melhora dos re­sultados institucionais e mercadológicos de uma empresa. Ofundador do In-Pró enfatiza também que a elaboração de qualquer projeto começa, geralmente, da mesma maneira: uma ideia que precisa ser trabalhada e para isso é preciso ter persistência e determinação.

Através do conceito de “shopping de servi­ços” – criado pelo In-Pró, que desde 1997 atua em Florianópolis e, mais recentemente, abriu uma filial no Rio Grande do Sul – é possível obter consultoria com a intenção de melhorar o aproveitamento das fontes de recursos ou fundos de investimentos vigentes no Brasil e exterior. Gestão de patrocínio, desenvolvimento de pro­jetos focado conforme a demanda do mercado, avaliação da viabilidade de projetos, formatação do plano nos padrões de cada legislação e acom­panhamento até aprovação final junto ao órgão competente integram alguns dos serviços oferta­dos pelo In-Pró.

Na entrevista a seguir, Godoy explica mais sobre todo o processo necessário para ter su­cesso na busca de uma fonte de recurso para um projeto.

Boa parte dos empreendedores reclama que a parte mais difícil de concretizar um negócio é conseguir recursos financeiros. Isso porque a maioria busca alcançá-los através, principalmen­te, dos bancos. Épossível, então, ter acesso a outras fontes de recursos?

Márcio Godoy – Existem formas de conseguir dinheiro sem se endividar, através de um aporte de capital, por exemplo. E para alcançá-lo, a empresa deve ter um plano de negócio e, além disso, tem que desenvolver um plano de negócio específico para o pro­duto ou serviço para o qual deseja receber o aporte de recursos. Após esses dois planos bem definidos é possível apresentá-los para investidores. É preciso ter em mente que o investidor é frio, ele quer saber se a ideia terá retorno. Por isso, a importância do plano de negócios ser bem-feito, pois servirá, para en­tre outros propósitos, enxergar o negócio a longo prazo. Assim o investidor pode avaliar melhor e apostar na ideia. Quem investe não quer um bem material do empreende­dor; ao contrário, ele vai colocar dinheiro no negócio. É bem diferente de ir até um ban­co, contratar um empréstimo e se endividar. Obviamente que ir a um banco e pedir crédi­to é muito mais cômodo do que elaborar os planos de negócio e tentar conseguir aporte que exigirá dois a três anos de trabalho.

Quais os primeiros passos para se chegar até es­ses recursos?

Márcio Godoy – Elaborar com muita dedicação os planos de negócio da empresa e do produto ou serviço. Pois são esses do­cumentos que vão transmitir transparência e credibilidade para o futuro investidor apli­car ou não recursos na sua empresa. Com o plano de negócio bem definido, a empre­sa fica preparada para expandir através de franquias. Além disso, o plano de negócios também tem a função de fazer o empreen­ dedor refletir sobre a própria empresa e, consequentemente, trabalhar a marca.

Quais são os pré-requisitos exigidos pelas fontes dos recursos nacionais e estrangeiros aos em­preendedores?

Márcio Godoy – Depende muito do segmento em que a empresa atua. E cada uma das fontes tem seus critérios próprios. No site do Instituto Movimento Pró-Projetos (http://institutomovimento.com.br) há uma opção na seção “Serviços” destinada a avaliar se o projeto é viável e quais principais fontes potencialmente poderiam liberar recursos. Então, o candidato a receber recursos para seu projeto pode cadastrá-lo no site. Depois de uma avaliação, direcionamos para quem o empreendedor vai apresentá-lo, ou seja, em qual lei o projeto poderá ser encaixado. E a partir daí é atender a burocracia.

Há uma lei norte-americana que diz que as em­presas que pagam impostos nos Estados Unidos podem reverter 10% das verbas para projetos no Brasil. Essa verba se destina a que tipos de projeto e como os brasileiros podem tirar melhor proveito desta oportunidade?

Márcio Godoy – É uma lei do imposto de renda americano que dá isenção total do valor doado até o limite de 10% do IR de­vido ao Tesouro Americano para empresas com operações no Brasil e Estados Unidos. Para os recursos serem liberados, os proje­tos brasileiros devem ser de responsabilida­de social. A empresa ou o microempresário interessado deve se cadastrar no seguinte órgão americano: Internal Revenue Service (IRS). A fonte de recursos vem da Lei Ameri­cana de Caridade, nº 501.

Há outras leis parecidas, em outros países, que poderiam beneficiar projetos brasileiros?

Márcio Godoy – Existem cerca de 1 mil fontes de recursos que distribuem dinheiro no Brasil. No Reino Unido, esse número sobe para 8 mil e nos Estados Uni­dos há cerca de 30 mil fontes que precisam distribuir capital. Então, a maioria dos países tem recursos para destinar a bons projetos. É importante observar que esses projetos devem respeitar os critérios e padrões mun­diais. Por isso, aconselho a todo aspirante em elaborar projetos, primeiramente, verifi­car a representatividade e pertinência social, cultural e/ou ambiental da ideia; a sustenta­bilidade econômica, social e ambiental; se o plano a ser apresentado pode reduzir o êxodo rural, por exemplo. No projeto deve ter a explicação sobre como será a capaci­dade técnica-operativa de sua execução; as alianças estratégicas com os órgãos públicos e outras instituições que atuam no municí­pio ou região; explicitar a contrapartida lo­cal, seja na área financeira, de serviços ou produtos, destacar como será a participação da comunidade e mostrar o potencial de re­aplicabilidade do projeto.

Que área está mais carente de bons projetos atualmente?

Márcio Godoy – O Congresso Inter­nacional de Captação de Recursos (IFC) – que é uma conferência líder em educação, treinamento, captação e mobilização de re­cursos – atrai todo ano cerca de 900 partici­pantes de 55 países para justamente definir qual área será favorecida para direcionar a distribuição de recursos no próximo ano. Ficar atento ao evento é uma maneira de descobrir o foco mais adequado na elabo­ração de projetos que as instituições estarão interessadas.

Qual o segredo para um bom projeto ou ideia ser aprovada?

Márcio Godoy – Basicamente seria cumprir todos os critérios exigidos pelas fontes financiadoras. Claro, depois de pas­sar pelas etapas de elaborar excelentes pla­nos de negócio da empresa, do produto ou serviço que se pretende captar os recursos.

Quantos livros sobre o assunto o senhor já pu­blicou?

Márcio Godoy – Meu primeiro livro sobre o assunto foi A indústria do patrocí­nio, lançado em 2007 pela Editora Empre­endedor. Em 2009, aconteceu a publicação do segundo livro “103 dicas: o que toda em­presa precisa saber para utilizar incentivos fiscais”, lançado pela editora DCL e escrito por mim, Karina Ruffo e Kátia Seadi. Este livro, mais tarde, foi publicado na versão em inglês, pois a participação em eventos internacionais exigiu isso. E a mais nova publicação “Fontes de recursos nacionais e internacionais” aconteceu agora no começo de 2013.

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