Há anos que tentamos resolver o problema do email. Muita gente diz que ele vai morrer – substituído pelas ferramentas sociais – mas a verdade é que a sua caixa de entrada continua aí firme e forte. E lotada.
Uma diversidade de aplicativos específicos e abordagens diferentes já foram lançadas, todas com a proposta de ajudar o usuário a organizar melhor os emails que recebe. O interesse é grande, vide o sucesso do Mailbox e do Acompli, por exemplo.
Com o Gmail, o Google também já testou várias maneiras de reinventar a caixa de entrada, com mudanças de layout que incluíram a recente divisão em abas. Agora, a nova aposta da empresa é um app chamado Inbox.
É como se o Google Now controlasse o seu Gmail, separando automaticamente o que mais interessa dentro da caixa de entrada
Ele copia funções de outras ferramentas já disponíveis, como adiar emails – que podem reaparecer depois de um período de tempo ou em uma determinada localização – mas traz um algoritmo próprio para tratar as mensagens de maneira inteligente.
É como um Google Now dentro do Gmail, que apresenta as mensagens em forma de cartões, destacando aquilo que o app julga mais importante, como reservas de hotel, passagens de aviões, etc. O Inbox também separa tudo em grupos, e você pode marcar com pins o que interessa, descartando o restante.
Ao que tudo indica, o Google está utilizando aqui alguma inteligência do finado Sparrow. Um aplicativo para iOs e Mac que era promissor, mas logo foi comprado pela empresa de Mountain View.
O Inbox ainda está em fase beta. Para participar é preciso convite de um amigo ou solicitando através do email [email protected].
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie