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Interação no Facebook = Ter fãs ativos


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Uma das perguntas mais comuns que recebo muitas vezes de bloggers ou pessoas que já têm alguma experiência de comunicação online é sobre como aumentar a participação no Facebook.

É uma pergunta muito interessante que tem várias respostas possíveis, todas complementares. Então, eu convido você a uma pequena viagem para tentar incentivar a participação dos fãs no Facebook e saber como chegar a eles. Se você falhar na participação, é mais do que provável que eles nunca se transformem em leitores de seu blog.

Por que isso importa?

  1. Primeiro é necessário obter retorno sobre o tempo gasto no Facebook, levando alguns de seus fãs para o seu blog. É como ter um comercial que não controlamos.
  2. Não existe o conceito de vendas, se não existe nenhuma conexão anterior com as pessoas. Chamamos de branding, marca pessoal, provas sociais ou qualquer outra coisa. Se não há relações anteriores, não haverá vendas. Daí a importância tremenda de participação em sua comunidade.

Tenha isso em mente:

Sem participação não há vendas

Agora que você já temos claro o “porquê”, vamos nos concentrar em “como”.

 Você sabe com quem quer interagir?

Como sempre antes de entrar em táticas, quero ressaltar mais uma vez que se você vai ao Facebook sem uma estratégia clara de negócios, é provável que perca muitas horas de seu tempo e obtenha resultados muito pequenos.

Há questões importantes serão respondidas:

  • Quais são seus objetivos de negócio?
  • Quem é seu público? Quais são suas necessidades? Onde eles moram, quantos anos?
  • O que pretendemos para o Facebook? Que sabor você quer deixar na boca de seus fãs?
  • Como você vai medir o sucesso ou o fracasso de suas ações?

Antes de agir, pensar. Ter ideias claras é um enorme valor. Minha recomendação é usar Facebook para estabelecer o contato humano com as pessoas, educar e ao mesmo tempo entreter.

Entreter

As pessoas estão no Facebook para se conectar com seu povo e se divertir. Não se esqueça.

  • Compartilhe suas experiências através de fotografias ou vídeos.
  • Explique o que você faz e peça conselhos.
  • Faça concursos, sorteios, promoções envolvendo a participação do povo.

Educar

Não basta oferecer um bom conteúdo, o ideal é tentar explicar melhor o porquê das coisas.

  • Seja consistente: Explique o que você faz e por que o faz.
  • Apresenta estudos de casos de pessoas que seguiram suas recomendações e obterão resultados.
  • Mencionar experts em determinados assuntos em mensagens.
  • Fale sobre os livros que você leu citando o autor.

Explicar

Uma vez que falar sobre um assunto (o que), explicou o porquê (benefícios da atividade), agora você tem que explicar às pessoas como implementar seus próprios projetos.

É essencial. Seus fãs não são leitores passivos. Seus fãs querem transformar suas vidas e alcançar suas próprias metas pessoais ou profissionais. Ajude-os na sua missão. 

3 táticas para aumentar a interação

1 – Qual é o melhor momento para postar?

O melhor tempo para postar é 14:00-17:00 ou de 10:30 ás 11:30? Estude e observe qual o melhor horário para postar e assim receber um melhor fluxo de resultados para a página de fãs. Quintas-feiras são os dias que atraem mais tráfego, mas menos interação com os usuários.

2 – Quantos post publicar em um dia?

Publicar demais pode irritar seus fãs, mas “às vezes” aumenta a interação dos fãs. Como você pode imaginar, um número pequeno de publicações baixa significativamente a visibilidade.

Normalmente se indica no máximo 3 postagens diárias no Facebook, mas você deve encontrar a frequência que melhor se adapta a seus fãs para obter a melhor taxa de resposta, sem sobrecarregar no newsfeed dos usuários. Cada negócio move-se de forma diferente, é importante refletir e aprender a medi-la. Quantas publicações você faz diariamente? Qual o nível de interação que você tem?

3 – Que tipo de conteúdo gera mais interação?

As imagens geram um maior índice de interação com o Facebook. E por ordem decrescente: fotografias, Status, vídeos, música e, finalmente, links. O motivo é que os links tendem a “cair” muito rapidamente, pois sua frequência de publicação é maior e a taxa de atenção é menor e as fotos são mais atraentes.

4 – Citações

As pessoas adoram citações, provérbios, etc.

“Atuar é fácil, é difícil pensar, agir como se pensa é ainda mais difícil.”

Johann Wolfgang Goethe (1749-1832) poeta e dramaturgo alemão.

Citações ajudam a transmitir as mensagens que estão gravadas na mente das pessoas. Há uma abundância de recursos disponíveis on-line onde se pode encontrar citações e provérbios, esta por exemplo, ou o outro .

5 – Mostrar um interesse genuíno e dedicar algum tempo

Se você lançar uma atividade destinada a gerar a participação, o mínimo que você pode fazer é gastar tempo com seus fãs e tentar ir realimentando as respostas de seus fãs com suas próprias respostas. Isso mostra consideração e você que está realmente interessado neles.

Não digo que você tem que passar o dia todo no Facebook, mas ficar 15 ou 20 minutos. É como convidar as pessoas para uma festa e não estar presente. Deixar um gosto ruim, certo?

A visibilidade em casa é importante para quem usa o Facebook, desde a administração de uma página, grupo ou simplesmente um perfil. Estar presentes entre as notícias mais populares é fundamental para ter o máximo de visibilidade dentro de qualquer rede social.

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