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AIDA: uma forma de entender o processo de conversão


Não são poucas as teorias que tentam analisar o comportamento do consumidor. No meio digital o acrônimo AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação) é uma das ideias mais propagadas e defende um ciclo pelo qual as pessoas passam antes da conversão.

O conceito é bastante importante para quem trabalha com marketing digital, já que o design da página deve levar em conta cada um dos passos.

Já havíamos tratado do assunto em alguns webinars e whitepapers, mas hoje trazemos para o blog cada uma das etapas:

Atenção

O principal objetivo da primeira etapa é ganhar a atenção do visitante, fazê-lo perceber a oferta.

Por isso, tome cuidado com o uso de cores, tamanho e posição dos elementos da página. Deixe as cores fortes e contrastantes e a posição de destaque somente para aquilo que realmente for importante que o usuário perceba. Ter um site rápido também faz diferença.

Os Calls-to-Action são muito importantes nessa hora. Para se aprofundar indicamos nosso whitepaper gratuito Call-to-Action: o guia completo.

Interesse

Mais do que atrair a atenção, é preciso despertar o interesse do visitante.

Informações em destaque, como títulos e subtítulos ou os textos de banners, devem mostrar para o visitante que sua empresa tem algo que ele procura, que vale a pena.

Qualquer pessoa que trabalhe com compra de Adwords, por exemplo, sabe que a taxa de conversão aumenta muito quando a palavra chave buscada aparece em destaque na Landing Page.

Isso atrai o visitante e faz com que ele siga para o próximo passo. Nem sempre isso aconteceria se a palavra chave estivesse no meio de um bloco de texto sem destaque algum.

Desejo

Enquanto as etapas anteriores não costumam passar de segundos, nesse ponto a coisa pode demorar um pouco mais.

Aqui as informações são analisadas em mais detalhes e o visitante observa se a oferta e sua empresa de fato são capazes de atender às necessidades dele, se é uma opção válida e confiável.

Indicadores de confiabilidade (depoimentos, lista de clientes, formas de garantia, comentários de clientes, etc) costumam ser responsáveis por alterar significativamente a taxa de conversão.

Também já demos as dicas de como elaborar os textos descritivos em uma Landing Page.

Uma observação importante: em conversões mais simples, como o download de um eBook, não chega a ser necessário inserir depoimentos ou listas de clientes. Ícones que mostram o número de vezes que o material foi compartilhado nas mídias sociais, por exemplo, já são o suficiente para mostrar que o conteúdo vale a pena.

Ação

Na etapa de ação o papel da sua empresa é não atrapalhar.

Tendo instruções claras do que fazer, mantendo um fluxo coerente durante a conversão e não exigindo informações sensíveis ou formulários longos, a conversão tende a acontecer.

Saiba mais:

banner end post webinar landing pages

Leia também:

  1. Os 7 hábitos das páginas de conversão mais efetivas
  2. 10 formas de melhorar os resultados da sua Página de Conversão
  3. O mito da conversão perfeita
  4. O que são Páginas de Conversão e por que elas são importantes para o seu negócio
  5. As diferentes Páginas de Conversão dentro do Funil de Vendas

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