O ícone original do sistema operacional do Mac. O alfinete do Google Maps. O símbolo de ligar. Estas marcas, que estão há anos entre nós em nossos monitores (ou até mesmo décadas, em alguns casos), estão todas em exposição este mês no Museu de Arte Moderna, o MoMA, em Nova York, nos Estados Unidos.
Neste ano, em uma galeria do MoMA, você vai encontrar coleções de ícones e símbolos encontrados na internet. Eles fazem parte da exposição This is for Everyone: Design Experiments for the Common Good que ficará em cartaz até janeiro de 2016. Paola Antonelli, curadora de arquitetura e design, é a responsável pela exposição. Ela passou os últimos anos adquirindo de tudo, desde video games até placas de circuito para a coleção permanente do museu.
Isso significa que ícones que vemos normalmente no nosso dia a dia estão expostos nas paredes de um dos mais respeitados museus de arte moderna do mundo. Houve debates sobre merecimento: estes ícones deveriam estar lá? — mas, de qualquer forma, é animador vê-los como parte da história convencional do design. Veja detalhes de alguns dos ícones mais interessantes na exposição abaixo.
O botão de ligar (standby)
O ícone que vemos nos botões de “ligar/desligar” é na verdade o resultado de um século de design de interface de usuários. A Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC), organização internacional que padroniza tecnologias elétricas e eletrônicas (fundada em 1906!) mantém guias que ditam quais símbolos as companhias devem usar nos produtos — é uma organização “irmã” do ISO.