Contando com uma rede que possui mais de 4,8 mil revendedores, que atendem aproximadamente 9 milhões de residências no País, a Liquigás Distribuidora – empresa do Sistema Petrobras que atua no envase e distribuição de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) – vem aproveitando esta capilaridade e, principalmente, sua capacidade de segmentação junto a seus clientes para oferecer um serviço de distribuição de brindes, amostras grátis ou panfletos informativos. Esse serviço acontece junto à entrega dos botijões de gás nas residências dos consumidores. Um exemplo foi a distribuição de 20 mil amostras de adoçante, acompanhadas de livretos de receitas, realizada em São Paulo, em outubro do ano passado.
O serviço pode ser realizado nos 23 estados brasileiros onde a Liquigás está presente. Por meio de um briefing fornecido pela empresa parceira, a Liquigás alcança o público-alvo desejado com um considerável nível de acerto. “Os principais benefícios da distribuição realizada com as entregas do gás são o baixo desperdício de material, por ser entregue em mãos e quando já estamos na casa do consumidor; assertividade de entrega ao público pré-selecionado e agilidade para realizar uma distribuição nacional de forma centralizada e coordenada”, explica Vilma Tatekawa, gerente de desenvolvimento e comunicação da área de GLP Envasado da Liquigás.
O perfil do público-alvo é levantado com base em dados do IBGE, como classe social, sexo, idade e localização. A partir daí são selecionados os estados, cidades e bairros para que a ação ocorra.