A editora Nova Terra vai lançar em 6 de novembro um livro escrito pelo empresário paulista Flávio Tomé. Baseado em sua experiência e de colegas do ramo, ele se propôs falar sobre tudo o que realmente acontece no mercado de trabalho e não é ensinado nos cursos da área. O livro convida o leitor a conhecer o lado “negro” da negociação, aquilo que ninguém mencionou em sala de aula – e deixou você perdido no mercado de trabalho.
Tomé presidiu a OMD Mala e Marketing Direto (primeira empresa de mala direta, telemarketing e marketing direto que se estabeleceu no país). Ele também fundou a CODENE (Cia. de Desenvolvimento de Negócios, responsável por mais de dez anos pelo maior programa de exportação brasileiro voltado para as pequenas e médias empresas) e o CNDA (Conselho Nacional de Defesa Ambiental, uma OSCIP, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, onde aplicou princípios inovadores de gestão no terceiro setor).
Qual a diferença entre o seu trabalho impecável, currículo brilhante e força de vontade insuperável, mas que não saem do lugar, e a ascensão repentina do seu colega recém-chegado na empresa? Qual o mistério por trás de todo grande bem-sucedido, que muitas vezes nem concluiu o ensino superior, mas está muito a frente de você? Vemos que a educação formal ajuda, mas não é decisiva para que tudo dê certo. Nem a genialidade, tampouco a sorte.
É o poder de negociação. Habilidade que exercemos o tempo todo, desde os primórdios, com uma infinita gama de oponentes, cujos interesses nem sempre serão os mesmos que os seus. Incluímos até Deus nesta jogada. Basta saber fazê-lo, para que ninguém o faça melhor do que você.
Longe de pretensões acadêmicas, Tomé diz a realidade para que o leitor se torne um negociador criativo e valioso para a empresa onde trabalha, para seu próprio negócio ou para seus clientes.
O post Livro Negro da Negociação: o que a teoria não ensina para quem quer liderar apareceu primeiro em Startupi.com.br.