Bas Berhout é um videomaker holandês baseado no Brooklyn, Nova York, que se dedica a contar boas histórias usando não só uma narrativa envolvente, mas também belas imagens e uma edição muito bem pensada e executada. Com certa constância, a temática do dia a dia de criativos aparece em sua obra, como é o caso recente do webdocumentário dedicado ao “fazedor de coisas” (stuffmaker) Mac Premo.
Aqui, o artista reflete sobre a vida, a arte e as exigências do mundo real – aquela boa e velha discussão sobre a necessidade de se ganhar dinheiro para poder sustentar sua família, o que acaba deixando a veia criativa em segundo plano, ou vice-versa. Basicamente, o mesmo problema que muitos de nós enfrentam no dia a dia e que nos deixam com aquela sensação de que tem um pedaço faltando em nossas vidas.
O Adweek questiona a linha fina entre conteúdo e marketing existente neste filme, que também poderia ser um comercial divulgando o artista. Ao meu ver, independentemente do que seja, acaba valendo mais pela reflexão, especialmente para quem vive tentando equilibrar as obrigações do dia a dia – “trabalhando para outras pessoas fazendo arte”, como bem definiu Jason Freeny aqui – e a criação em si, quando temos a oportunidade de seguir a inspiração para onde ela nos levar.
O filme é em inglês, sem legendas.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie