Lançando esta semana após três anos de pesquisa e produção, Stratos é um novo sistema de pagamento que quer substituir cada cartão da sua carteira, seja débito ou crédito, por apenas um.
Stratos usa tecnologia Bluetooth para se conectar com os cartões, através do aplicativo mobile da empresa. Esse mesmo app, além de gerir as informações de todos os seus cartões e transmiti-las ao dispositivo, também serve para rastrear gastos e ficar de olho nas finanças.
O pedaço de plástico parece como qualquer outro cartão, tirando a beleza e minimalismo que são desenvolvidos por Herbst Produkt. Sua interface possibilita três tipos de atalhos sensível ao toque para que você rapidamente acione os seus cartões mais usados.
Stratos é um cartão conectado que pode ser usado em qualquer lugar e permite o upload de quantos cartões você quiser – desde que sejam de tarja magnética.
Stratos já está disponível nos EUA e funciona como sistema de assinaturas. Custa $95 por um ano e $145 por dois. Dessa forma, sem a necessidade de fazer uma única compra, a assinatura garante que o produto será sempre renovado e evoluído em termos de tecnologia, seguindo os padrões dos cartões e dos sistemas de pagamentos da atualidade. Assim, você paga pelo serviço e experiência completos, e não apenas por um produto.
O sistema é versátil pois pode ser usado em qualquer lugar, como caixa automático, restaurantes, lojas, mercado, etc. Isso porque usa tecnologias já existentes, diferentes das novidades do mercado de pagamento mobile. Além disso, ele pode acoplar virtualmente um número ilimitado de cartões, desde que possuam função magnética.
Mas e a segurança, como fica? Deixar todos os seus preciosos cartões e dados bancários em um mesmo pedaço de plástico pode parecer perigoso. Porém, a empresa garante que isso não será um problema, uma vez que seu sistema de encriptação usa os mesmos recursos de um banco. Outra função importante é que se o cartão não estiver próximo ao smartphone com o aplicativo, em um determinado período de tempo, o sistema do cartão se desliga sozinho e só será acionado ao se aproximar novamente.
O problema dos sistemas de pagamento
Com planos de ser lançado globalmente em breve, Stratos está tendo de lidar com seu primeiro e urgente problema: por motivos de segurança, em outubro deste ano o sistema de cartão dos EUA irá mudar para chip com senha, no lugar de passar o cartão e assinar a nota.
A versão atual do Stratos não é compatível com cartões de chip (como é a maioria aqui do Brasil, por exemplo). E, com essa grande mudança, podemos dizer que ele ficará ativo para os americanos provavelmente apenas este ano, até todos os estabelecimentos migrarem de tecnologia de pagamento.
Enquanto isso não acontece, Stratos vai ao mercado depois de reunir investimentos de mais de $7 milhões, além do apoio de grandes bancos. Segundo Thiago Olson, CEO da empresa, há diversas alternativas sendo abordadas para a segunda geração do dispositivo, afim de cobrir globalmente os cartões de chip o mais breve possível.
Cartão conectado vs. Pagamento mobile
Para quem não se lembra, aqui no B9 destacamos dois projetos recentes e muito semelhantes: Plastc e Coin. Ambos são dispositivos que unificam uma limitada quantidade de cartões, cada um com suas vantagens e desvantagens. Atualmente, Coin é considera um dos projetos do Kickstarter que não cumpriu o tempo de entrega para quem os financiou. Enquanto eles falhavam, Plastc passou a frente ao anunciar um cartão que usa e-ink para navegação no próprio dispositivo e também o sistema de chip. Porém, com data marcada para julho de 2015, se irão realmente entregar o produto ao público é outra questão.
Entre estas startups que fizeram barulho e esta empresa que buscou parcerias com bancos e manteve a cabeça baixa por três anos até terem, de fato, o produto pronto para entrega conforme prometido, eu fico com Stratos.
Mas a concorrência não para por aí. São muitas as novidades e startups apostando em sistemas de pagamentos de alguma forma ubíquos, principalmente usando a tecnologia móvel para substituir a carteira.
Até chegar esse futuro, acredito que vamos gastar muita saliva perguntando “posso pagar com meu celular aqui?” em cada estabelecimento. Enquanto isso, Stratos pode ser uma boa alternativa bem no meio do hoje e do amanhã.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie