X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Uma enzima artificial injetável estanca o sangramento de feridas melhor que o próprio corpo


Em emergências sérias, uma hemorragia pode causar levar o paciente a morte muito rápido. Pensando nisso, uma equipe de pesquisadores desenvolveu uma enzima injetável que estanca o sangramento de feridas.

A equipe da Universidade de Washington criou um polímero sintético chamado de PolySTAT. A substância artificial imita a enzima responsável pela coagulação do sangue, chamada de Fator XIII, que cruza com a fibrina formada pela coagulação. Este interligação estabiliza o coágulo de forma mais rápida que o próprio corpo humano, além de impedi-lo de romper com facilidade.

>>> Transfusão de sangue jovem pode ser o caminho para a juventude eterna

Testes com o polímero sintético já foram feitos em laboratórios, tanto em placas de petri quanto em ratos. Nos testes animais, uma grande ferida foi feita nas artérias dos ratos; os roedores que não receberam o PolySTAT perderam 11 vezes mais sangue que aqueles que receberam. Os resultados foram publicados na Science Translational Medicine.

É claro que existem diversas formas de estancar um sangramento, mas uma forma alternativa barata e de confiança precisa ser criada para os momentos nos quais as tradicionais, como curativos e aplicar pressão, não funcionam — seja ela em gel ou sangue de caranguejo.

Os cientistas responsáveis afirmarem que o material é bastante estável quando armazenado corretamente, o que permite que ele seja carregado em um kit de primeiros socorros. Além disso, o fato dele ser injetável poderia permitir que grandes áreas do corpo sejam tratadas — e não só sobre a pele, mas sob ela também — estacando o sangramento grandes ferimentos.

De qualquer maneira, é melhor manter alguns Band-Aids com você. Pelo menos por enquanto. [Science via Popular Science]

Imagem de capa por Joshua Stearns sob licença Creative Commons

O post Uma enzima artificial injetável estanca o sangramento de feridas melhor que o próprio corpo apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

aaadd OjGevTVw

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot