Você sabe quais métricas e indicadores de negócios seu suas campanhas de links patrocinados precisa mensurar?
As métricas, sejam elas de campanhas de links patrocinados, e-mails ou mídias sociais podem ser divididas em 4 etapas básicas do ciclo de vida da atividade: atrair, envolver, converter e renovar.
Em um esforço contínuo de coerência no marketing multicanal, vamos dar uma olhada em como esses mesmos estágios podem ser aplicados aos seus esforços de links patrocinados.
Fase #1: atrair
- Número de impressões de anúncios.
Podemos seguir uma lista simples de 3 perguntas que nos ajuda a continuar no caminho certo.
- Esta é a mensagem certa?
- Este é o público certo?
- Este é o momento certo?
Em termos de links patrocinados, isso se traduzirá em técnicas como a escolha das palavras-chave e segmentação. Mas essas técnicas devem ser informadas por um objetivo maior de entregar a mensagem certa para o público certo, na hora certa.
Fase #2: envolver
- Número de cliques.
- CTR.
O envolvimento traz à tona a verdadeira criatividade. Uma mudança instantânea do lado esquerdo para o lado direito do cérebro que permite escrever um anúncio convincente que merece ser clicado.
Fase #3: conversão
- Conversão.
- Custo.
- Custo por conversão.
- Taxa de conversão.
- Receita por conversão.
- ROI.
- Average position.
- Média de CPC.
Muitas vezes pensamos no ROI em termos de vendas, destacando sites que não vendem online. O ROI não está vinculado a uma quantia em dinheiro gerado pelo clique ou visitante dos sites.
Ele pode, por exemplo, ser medido em pageviews, leads, etc.
Você precisa começar instalando, corretamente o acompanhamento de conversões e as ferramentas de análise de dados. Isso ajudará você a manter a cabeça nos números importantes, como a receita total, o custo total e o custo de publicidade.
Monitorar relatórios e analisar essas métricas vai ajuda-lo a:
- Tomar decisões mais inteligentes.
- Concentrar-se nos anúncios e palavras-chaves mais rentáveis.
- Usuários que retornaram ao site.
- Receita dos usuários que retornaram ao site.
Fase #4: renovação
Uma das 2 coisas podem acontecer na fase 3. Ou, o visitante converte em alcançar os seus objetivos, ou não. Em ambos os casos, eles ainda não valiosos para você.
- Se convertido: você tem infinitas oportunidades para construir lealdade através de compras repetidas, incentivos e promoções.
- Se não convertidos: a oportunidade é igualmente valiosa. Vá atrás deles com campanhas de remarketing inteligentes e direcionadas e analise o seu caminho para determinar porque a conversão não aconteceu.
- Foi um problema técnico com o site?
- Será que eles não encontraram o que procuravam?
- Os preços estavam altos?
Independente das razões para a não conversão, há uma visão valiosa a ser inferida a partir de análises, ou mesmo pesquisas de satisfação do site.
Aprenda e repita a operação
É importante se lembrar que este processo é repetitivo. Aprendizagens e conhecimentos de cada etapa deve ditar a sua estratégia para a próxima vez.
Deficiências identificadas em cada fase do ciclo irão revelar buracos em seu funil, onde os prospects estão caindo e as potenciais áreas de melhoria e otimização.
Mais importante do que medir e acompanhar é agir. Certifique-se que suas métricas são acionáveis, não apenas reportáveis.
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Este artigo foi adaptado do original, “13 Metrics Every PPC Report Should Have”, do Search Engine Watch.
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