Todo mundo sabe do sucesso que se tornou o Google Chromecast, um pequeno dongle que se conecta à sua TV para exibir conteúdo do seu PC, smartphone ou tablet.
Desde seu lançamento, surgiram inúmeros gadgets semelhantes, vindos da Roku – fabricante das set-top boxes que levam o mesmo nome – e até do Baidu. Agora, a Microsoft anuncia que lançará seu próprio Wireless Display Adapter no final de outubro.
A abordagem da Microsoft é diferente do Chromecast em pelo menos uma forma essencial: o Wireless Display Adapter não requer uma conexão Wi-Fi. Em vez disso, ele usa a tecnologia Miracast, portanto deve funcionar muito melhor em um quarto de hotel que um Chromecast.
O pequeno dongle pode espelhar sua tela em uma TV, ou transformar a TV em um monitor adicional, mas há um pouco de lag. Por exemplo, nós testamos os seus poderes de streaming para jogar o viciante Jetpack Joyride infinitamente e houve um pouco de delay, mas não foi muito difícil se adaptar a isso.
Para começar, basta plugar os conectores USB e HDMI em um televisor, monitor ou projetor. Então você seleciona a entrada correta na sua TV, emparelha o Wireless Display Adapter com seu laptop, smartphone ou tablet, e pronto.
No Windows 8.1, isso é feito usando a barra de Charms à direita: basta seguir o caminho Dispositivos > Projetar > Adicionar um vídeo sem fio. No Windows Phone 8, é preciso ir até Configurações > Projetar minha tela. No Android, basta seguir estas instruções em dispositivos compatíveis. (Dispositivos iOS não têm suporte a Miracast.)
O maior problema com o dongle, na verdade, pode ser o seu preço. Ele está disponível em pré-venda nos EUA e Canadá por US$ 60; é quase o dobro que um Chromecast, e até um pouco mais caro que o Roku. Ainda teremos que esperar por alguém que possa ganhar do Google em desempenho e preço. [Blogging Windows]
O post Microsoft lança concorrente do Chromecast que transforma sua TV em uma segunda tela apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.