A Microsoft decidiu que você não pode mais usar senhas longas nos serviços online da empresa. Se você é paranoico por segurança e forma sua senha dando cabeçadas no teclado dezenas de vezes, na próxima vez que tentar entrar na sua conta da Microsoft receberá uma mensagem dizendo para digitar somente os primeiros 16 caracteres. E isso pode esconder um grande problema.
A limitação dos 16 caracteres existe desde que a Microsoft lançou o Outlook.com, no final de julho. Mas usuários mais antigos podiam usar senhas maiores tranquilamente. Quem tem conta nos serviços concorrentes também pode formar combinações mais longas: são até 32 caracteres no Yahoo e até 200 caracteres no Gmail, segundo a Sophos.
“Ok, e qual o problema?”, você pode estar me perguntando. Afinal, uma senha com 16 caracteres, se bem formada, é suficientemente segura para não ser descoberta após anos de força bruta. Mas o buraco é mais embaixo. A mensagem de erro informa claramente: “Se você usa uma senha com mais de 16 caracteres, insira os primeiros 16 caracteres.”