A pedalada em uma bike fixa
Comprei uma bicicleta fixa da loja ColorBikes. Na bike fixa os pedais giram sempre que a roda está em movimento, o que proporciona mais controle e unidade entre o condutor e a bicicleta, melhor aproveitamento de energia da pedalada e uma nova experiência de ciclismo. O produto da loja brasileira me parece muito bom, mas a entrega teve problemas.
Antes, vamos entender o que é uma bike fixa?
De onde veio a bike fixa?
Muito comum em São Francisco, Nova York e Berlim, a bike fixa não tem câmbio e marchas, muitas vezes nem freios e é a mais minimalista nas bicicletas. Este modelo vem ganhando adeptos em São Paulo e outras cidades brasileiras.
Na bike fixa os pedais giram sempre que a roda estiver em movimento, não existe “parar de pedalar” ou “ficar na banguela”, se o ciclista parar de pedalar, a roda traseira trava. Parar de pedalar inclusive é um dos jeitos de frear a bike fixa, manobra conhecida como skid.
Por ter menos partes móveis e mecanismos, a bicicleta de roda fixa tem o melhor aproveitamento da energia do ciclista, de 96% a 99% nas bikes fixas bem reguladas, contra 85% a 97% nas bikes com marchas, é por isso que as bicicletas olímpicas de velódromo (circuito oval) sempre foram fixas.
Além do aproveitamento de energia, aspecto técnico importante mas não muito relevante para ciclistas não profissionais, a bike fixa tem várias outras vantagens muito mais relevantes para o dia-a-dia, segue o que mais chamou minha atenção:
Maior unidade da bike e do ciclista
Na bike de roda fixa, me senti muito mais no controle do equipamento. Cada micromovimento seu se reflete na bicicleta, e cada variação no asfalto ou mudança de velocidade é transmitida da bike para você. Pode parecer clichê, mas na bike fixa você e a bicicleta se tornam “um”.
Silêncio
Como tem muito menos peças móveis, catracas e penduricalhos, a bike de roda fixa é incrivelmente silenciosa. Quando comentei isso no Twitter, alguns me perguntaram se faz diferença em uma cidade barulhenta como São Paulo, e faz. Mesmo em um tráfego barulhento e caótico, o silêncio da bicicleta se reflete no seu jeito de guiar, você passa a pensar muito mais sobre seus movimentos e onde vai passar com a bike, para evitar fazer barulho e, consequentemente, desgastar o equipamento.
Menos manutenção
É tipo meu velho Fiat Uno 2002: como não tem muitas peças para quebrar, quase não precisa de manutenção. Você não vai precisar levá-la na bicicletaria a cada 6 meses para lubrificar e regular, basta jogar um pouco de parafina líquida na corrente e manter os pneus calibrados.
Agilidade
A bike fixa normalmente ocupa bem menos espaço que uma bike com marchas, o guidão é menor, as rodas mais finas e o quadro mais simples, com isso você consegue passar em locais menores (entre postes e grades por exemplo) e também tem uma bike mais leve, permitindo movimentos mais agressivos quando necessário.
Análise/review da bike fixa vendida pela ColorBikes
Em poucos caracteres: A bicicleta da ColorBikes me parece muito boa, com apenas 11 kg, montada no Rio de Janeiro, custou R$: 1400 e é muito bonita. A logística foi complicada, enviaram minha bike para Salvador (moro em SP), deu um trabalhão recebê-la corretamente. Da compra até a bike estar na minha casa se passaram 7 dias, até que é pouco tempo para um produto tão grande e com frete grátis. Apesar da confusão na entrega eu recomendo a loja.
Montagem
A bike veio parcialmente desmontada em uma caixa de papelão. Digo “parcialmente” pois não precisei lidar com montagem de partes pequenas e complexas, como instalar pedivela, cabos de freio, ou eixos e cubo, tudo isso veio pronto. Precisei colocar as rodas, selim e canote, guidão, pedais. Eu mesmo montei a bike em 2 horas e foi uma experiência muito divertida, recomendo para todos que comprarem o produto. Eu me senti muito mais “dono” da bicicleta e tive aquela sensação boa de estar construindo algo.
Consegui fazer tudo com uma dessas chaves multiuso especiais para montagem de bicicleta que eu já tinha aqui em casa mais as chaves allen que eles mandam no pacote, necessárias para instalação de guidão, canote, regulagem de freios. Mas a chave multiuso não foi o suficiente para dar aperto suficiente nos pedais e roda traseira, então eu fiz o mínimo necessário e já no primeiro rolê fui até a bicicletaria mais próxima para usar ferramentas mais apropriadas e finalizar definitivamente a montagem.
Além disso, as partes que vieram montadas – como mesa do guidão e parafusos allen da coroa – não estavam bem apertados, o que fez com que eles ficassem bem folgados após os primeiros dias de uso. Recomendo que você monte a bike em casa e leve até uma biciletaria para que revisem e apertem todos os parafusos e encaixes.
Peças
Eu não sou um profundo conhecedor de marcas de peças de bicicletas, mas a composição das peças da ColorBikes me traz confiança, todas são de marcas consagradas, como Promax, KMC, Neco, Shimano. A bike não faz ruídos estranhos e o acabamento me parece muito bom.
Punhos
Os punhos (onde você segura o guidão) são a peça da bike que aparentam ter pior qualidade, o acabamento não é bom e parecem frágeis. Pretendo trocá-los em breve.
Selim/banco
O selim está levemente desconfortável, não sei se por falta de costume ou se realmente são de baixa qualidade. Vou aguardar mais alguns dias e ver se melhoram, do contrário, vou trocá-los.
Rodas e pneus
Válvula Presta
Os pneus vieram com pouca calibragem, as válvulas/pitos/bicos onde você enche o pneu são do tipo Presta e o pneu precisa ser calibrado com 100 libras, ou seja, você não vai conseguir calibrar em um posto de combustível comum, o melhor é ir em uma bicicletaria ou comprar uma bomba manual p/ calibrar em casa, eu comprei uma bomba por R$: 120.
As rodas e pneus são lindos, finos, leves e muito bem montados, os cubos são super silenciosos e bastante robustos. A roda traseira é do tipo flip-flop, o que significa que ela tem 2 configurações possíveis: de um lado, pinhão fixo, para você montar uma bike fixa como a minha, do outro lado, catraca comum, para você montar uma bike de roda livre, mais fácil de usar para iniciantes.
Quadro
O quadro e garfo da bike ColorBikes são de aço Hi-Ten, o que dá uma excelente relação peso/absorção de impacto. Quadros de alumínio, por exemplo, são muito duros, causam desconforto pois você sente todas as variações do asfalto. Outra boa opção de material p/ quadro seria Cromoly, mais leve que o Hi-Tan, mas um pouco mais duro.
Para os demais aspectos técnicos da bicicleta, veja diretamente o site da empresa. Avalie muito bem sua compra pois há o risco deles enviarem sua bike para 2 mil km de da sua casa como fizeram com a minha, mas de qualquer forma eu recomendo a loja, gostei do produto que recebi 7 dias após a compra.
Minha opinião após 7 dias e 99,57 km com uma bike fixa no trânsito de São Paulo
Eu queria muito uma bike fixa, então, estou muito feliz com o novo brinquedo. Ela é leve, muito rápida, me dá agilidade e segurança no trânsito. A simplicidade do produto me conquistou imediatamente, assim como a maior sensação de controle da bicicleta e o silêncio durante o passeio.
Pilotar uma fixa requer uma muita adaptação, estou reaprendendo a andar de bike e me desprendendo dos antigos vícios e padrões de condução, principalmente por causa da diferença de frenagem e impossibilidade de parar de pedalar para passar em cantos de meio-fio por exemplo.
Para curiosos que já tenham experiência com bike de roda livre ou com marchas, eu recomendo um teste, talvez em bicicleta emprestada ou até mesmo visita a uma loja de bikes que tenha um modelo de pinhão fixo. Até agora a mudança tem me deixado muito feliz.